Tudo que precisa saber sobre a sua Hortênsia

Se quiser desfrutar de uma hortênsia espetacular no seu jardim, aqui estão algumas dicas para o ajudar a cultivá-la em todo o seu potencial. Estas dicas cobrem os aspetos importantes da escolha, plantação, poda, e cuidados gerais com a sua hortênsia. As hortênsias são ótimas para qualquer jardim, quer tenha um espaço pequeno ou grande. Requerem um mínimo de um metro entre plantas para evitar a sobrepopulação.

O nome 'hydrangea' deriva das palavras gregas para água, recipiente, ou jarro. O seu nome presta homenagem ao poeta Hortense Lepaute. Existem 70 espécies de hortênsias, tanto trepadeiras como arbustivas, a maioria das quais são nativas da Ásia e do leste dos Estados Unidos.

As cabeças das hortênsias são gigantescas, e permanecem na planta durante meses. No Outono, as hortênsias mudam de cor, assumindo frequentemente tons vermelhos ou cinzentos. Também produzem flores secas espantosas. As hortênsias também podem ser cortadas e expostas em qualquer fase, inclusive no outono. São ideais para canteiros de flores tradicionais, pois preferem condições frescas e semi-sombreadas.

Índice


Plantar hortênsias

O primeiro passo na plantação de hortênsias é preparar o solo. Vai querer utilizar um fertilizante de libertação prolongada para alimentar as hortênsias, mas deve saltar esta etapa se o solo já estiver muito rico. Ao plantar hortênsias, será necessário preparar o terreno e plantar o arbusto num buraco pelo menos duas a três vezes maior do que o torrão.

Certifique-se de regar bem a planta após a plantação, a fim de eliminar as bolsas de ar na terra. Aplique uma camada generosa de cobertura morta à volta da base do arbusto, como por exemplo cascalho.

Ao plantar hortênsias, certifique-se de que segue as necessidades da planta em termos de água. Embora prefiram solo húmido, não toleram demasiada água. Certifique-se de que o solo drena bem antes de plantar as hortênsias. Se a sua terra não for bem drenada, altere-a com adubo orgânico ou estrume envelhecido. Isto ajudará a evitar que as raízes sequem. Se a sua terra for bem drenada, drenará bem até mesmo depois de chuvas fortes.

Quando se plantam hortênsias, a melhor altura para plantar é no início da Primavera. É preciso dar-lhes tempo suficiente para se estabelecerem antes do início do Verão. Independentemente da época de plantio, certifique-se de regar as plantas com frequência até que se estabeleçam. Depois, regar regularmente até atingirem o tamanho desejado. Serão recompensadas com flores deslumbrantes e belas paisagens.


Cuidados a ter com as hortênsias

Quando estiver a plantar uma hortênsia, é importante considerar o tipo de clima que a sua planta irá experimentar. Certas variedades de hortênsia não conseguem tolerar temperaturas quentes, por isso regar de manhã é o ideal. É também uma boa ideia regar de manhã para evitar a murchidão, uma vez que isto ajudará a manter o solo fresco.

Para além da rega regular, as hortênsias também necessitam de fertilização. Pode-se usar uma fórmula granular ou fertilizar quando estas emergem na Primavera.

Ao plantar hortênsias, escolha um local com sol moderado a pleno de manhã e sombra à tarde. Ao transplantar, certifique-se de utilizar vasos com orifícios de drenagem. Deixar pelo menos um palmo de de espaço entre as raízes e o fundo do vaso.

As hortênsias necessitam de rega regular mesmo no Inverno. A quantidade de rega depende da região em que se vive.

Dependendo do tipo e das condições do solo, as hortênsias não necessitam de poda. No entanto, se as podar, estará a assegurar florações saudáveis durante todo o Inverno. A poda depende do tipo de hortênsias que tiver. As Mopheads e Lacecaps (H. macrophylla) devem ser podadas no final do Verão ou no início do Outono, enquanto as hortênsias Oakleaf devem ser podadas no início da Primavera. As hortênsias de folha de carvalho requerem menos poda.

Uma hortênsia precisa de alguma sombra durante o dia, mas pode prosperar em pleno sol, dependendo da variedade e das condições do jardim. Precisa de muita água em tempo seco e irá beneficiar se utilizar algum fertilizante uma ou duas vezes por ano.

Como podar hortênsias?

A poda das hortênsias é tanto uma arte como uma ciência. Como com qualquer outra planta de jardim, aprenderá com a sua própria experiência e aperfeiçoará as suas técnicas de poda. Comece sempre de forma conservadora e observe a resposta das suas plantas aos tratamentos de poda. Com o tempo, desenvolverá uma relação especial com as suas plantas e criará um espaço de jardim calmante. No entanto, é importante lembrar que este tipo de planta não deve constantemente podada.

Para garantir que as suas hortênsias floresçam e floresçam, não se esqueça de lhes dar o apoio adequado. Independentemente da forma como crescem, nunca deve podá-las depois da primavera, altura em que já estará a brotar flor. Poderá no entanto remover sempre as partes mortas. Uma poda demasiado dura reduz o número de florações.

A poda das hortênsias é relativamente simples. Pode-se cortar um ramo de 15cm de comprimento, removendo as folhas inferiores e removendo os nós foliares. Certificar-se de deixar pelo menos um nó foliar debaixo do solo.

Se tiver uma hortênsia em vaso, certifique-se de que as raízes estão afundadas na terra. Em climas muito frios, pode mover a hortênsia para uma estufa ou para uma construção não aquecida para as proteger do frio extremo.


Benefícios para a saúde da raiz da hortênsia

A raiz da hortênsia é uma planta de jardim popular. Contudo, há poucos estudos que foram feitos para determinar se a raiz da hortênsia tem benefícios medicinais. Estudos com animais e tubos de ensaio sugerem que a raiz contém compostos alcaloides que são semelhantes aos diuréticos. Em alguns estudos, o extrato de hortênsia reduziu a proporção de nitrogénio e creatina no sangue em ratos diabéticos. Embora estes resultados sejam preliminares, os benefícios da raiz da hortênsia são promissores.

A raiz de hortênsia é ligada como medicamento herbal para tratar infecções da próstata e da bexiga. Estudos recentes examinaram os seus efeitos na saúde e inflamação dos rins. Foi demonstrado que reduz o nitrogénio ureico no sangue, uma medida da função renal. Além disso, contém cumarina, um composto que pode impedir a formação de células inflamatórias. Alguns estudos sugerem que a raiz da hortênsia pode ter outros benefícios para a saúde.

A raiz da hortênsia é rica em antioxidantes, incluindo a escumina, o que pode reduzir a inflamação. É também rica em loganina e sweroside, o que pode reduzir os processos inflamatórios. É necessária mais investigação para determinar se a raiz da hortênsia tem propriedades anti-inflamatórias. Embora o uso de raiz de hortênsia não seja recomendado, é seguro para a maioria das pessoas tomá-la.

Para além de tratar constipações, é também útil para indigestão, reumatismo, constipações, e até doenças autoimunes.

Outro uso popular da raiz de hortênsia é consumir a raiz seca como um chá. Uma colher de chá de raiz de hortênsia seca pode ser mergulhada em água a ferver durante três a cinco minutos. Também é por vezes combinado com dente-de-leão e raiz de cascalho. Esta raiz tem um sabor doce e pungente e pode ser consumida crua ou cozida num chá.

Cor das hortênsias

A cor das flores de hortênsia altera de variedade para variedade. A cor da flor das hortênsias é relativamente simples na natureza - a composição química da flor é bastante descomplicada. Depende também da espécie, da época do ano e da quantidade de pigmento na flor.

A cor das flores das hortênsias varia também de acordo com o pH do solo, o que afeta a sua cor. Por exemplo, as hortênsias cultivadas em solo ácido irão produzir naturalmente flores cor-de-rosa. As flores azuis, por outro lado, serão produzidas por plantas cultivadas em solo neutro. Se estiver a tentar aumentar a cor das hortênsias, altere o nível do pH do solo. Pode utilizar um kit de teste de pH do solo para determinar o nível certo de pH.


Nível de pH do solo para hortências rosas

Quando se trata de cuidar da sua hortênsia, elevar o pH do solo é muitas vezes a melhor opção. Isto encorajará a sua planta a produzir flores rosas. Enquanto a cal é frequentemente confundida com a cal ácida, a cal mineral é um carbonato de cálcio finamente moído que pode ser injetado no solo para aumentar o nível de pH. É uma excelente forma de aumentar o nível de pH no seu solo, ao mesmo tempo que nutre o ambiente.

Para encontrar o nível de pH do solo da sua hortênsia, verifique a sua composição. As hortênsias preferem um pH neutro e precisam de um pH entre 6,0 e 6,2. Os níveis de pH das hortênsias são regulados pelas condições naturais do solo. Se utilizar fertilizantes que contenham altos níveis de alumínio, as suas plantas podem ser atraídas por estes metais. Assim, se quiser cultivar hortênsias com flores rosas, o nível de pH do seu solo deve ser sempre acima de 6.

Para cultivar hortênsias azuis, a sua terra deve ser neutra a ácida. Um nível de pH de 5,5 ou inferior é a terra ideal para esta planta. Se a sua terra for neutra, pode utilizar um acidificante de solo regular ou uma versão caseira. Mas esteja avisado: este processo não acontece da noite para o dia. E se já tiver plantado hortênsia no seu jardim, pode levar alguns meses para as plantas florescerem.


Pragas que podem afetar as hortênsias

A maioria das hortênsias não são afetadas por pragas, mas pode notar manchas ou outros sintomas nas suas plantas. A maioria das pragas ataca as folhas e não as flores em si. Estes problemas são tipicamente causados por infeções fúngicas ou insetos que vivem na planta. No entanto, em alguns casos, é possível identificar facilmente as pragas de hortênsias.

O escaravelho é uma praga notável que pode reduzir a quantidade de flores na sua hortênsia. Estes insetos emergem como pupas na Primavera, alimentam-se das superfícies interiores das folhas, e depois passam a pupas. As lagartas destes insetos podem ter bastantes presenças sobre uma única planta. Para controlar estes insetos, pode pulverizar a planta com inseticida.

Outra praga que afeta as hortênsias são os caracóis. Estas criaturas preferem alimentar-se de material em decomposição. Se encontrar um aglomerado de ovos brancos numa planta, é provável que se trate de um problema de caracóis. Geralmente, as lesmas preferem alimentar-se de matéria orgânica, como folhas mortas e madeira em decomposição, mas se não houver mais nada para se alimentarem, comerão as folhas da sua hortênsia.


Phyllosticta

Esta doença fúngica infecta folhas e flores de hortênsia. Pode ser prevenida regando a planta da base em vez de regar diretamente as folhas. A identificação e tratamento precoce da doença é fundamental. Enquanto a Phyllosticta afecta as hortênsias de várias maneiras, é mais comum pulverizar a planta com um fungicida logo que os sintomas sejam evidentes. Este fungo pode viver na planta durante anos sem tratamento.

Se vir manchas de folhas nas suas hortênsias, trate-as imediatamente com um fungicida ou aplique um fertilizante à base de cobre. Também se pode aplicar cobre líquido ou óleo de neem. Ambos estes tratamentos são eficazes contra a Phyllosticta. O óleo de neem é também um excelente fungicida para hortênsias. É particularmente eficaz contra as manchas foliares de Cercospora.

Nematódeos

Esta doença fúngica causa pequenas manchas castanhas nas folhas. Acabam por cair, embora a planta geralmente sobreviva. Pode ser tratada com fungicida à base de cobre ou óleo de alho. Se a doença já tiver afetado uma planta, deve-se destruir as partes infetadas e tratar as plantas afetadas com fungicida. Se a doença for grave, considere a aplicação de óleos de horticultura nas folhas.

Os nemátodos atacam as folhas e caules das hortênsias. O inseto vegetal incrustado, que tem quatro faixas pretas e três faixas verdes, alimenta-se das folhas e flores das hortênsias. As larvas alimentam-se da seiva das folhas tenras, especialmente das hortênsias. Produzem grandes folhas cingidas que se tornam castanhas ou amarelas. Em infestações graves, matam a folhagem da planta, mastigando o tecido foliar.

As larvas têm menos de um milímetro de comprimento. As larvas são capazes de se reproduzir mesmo sem fertilização. As fêmeas depositam 25 a 30 ovos num aglomerado denso sobre as folhas da planta hospedeira.

Escaravelhos japoneses

Os danos que um escaravelho japonês pode causar às hortênsias podem variar, dependendo da espécie. Geralmente, o escaravelho ataca as folhas, enquanto outros atacam as pétalas floridas. Por sorte, a maioria das hortênsias não são particularmente deliciosas para estas pragas. Aqui estão algumas dicas para evitar que as suas hortênsias sejam destruídas por esta praga comum.

As larvas do escaravelho japonês vão perfurar o tronco de uma hortênsia durante um ano e alimentar-se das raízes da planta. Isto pode destruir uma planta inteira, pelo que a identificação destes insetos e a prevenção de infestar a sua hortênsia é vital.

Estas pragas chegarão frequentemente a uma planta florida à medida que liberta um aroma chamado feromona, para o qual o escaravelho será atraído. Se notar estes escaravelhos nas suas hortênsias, não se esqueça de pulverizar uma barreira à sua volta.


Caracóis

A remoção física é o melhor método para eliminar os caracóis das hortênsias. Ao colher manualmente os caracóis, pode-se eliminar completamente o problema e evitar a despesa de contratar um jardineiro profissional. No entanto, este método pode não ser suficiente para eliminar completamente os caracóis. Deve também assegurar-se de que a sua horta está longe de onde os caracóis podem encontrar abrigo. Se os caracóis não puderem ser completamente eliminados, pode tentar usar terra de diatomáceas para os manter afastados da planta.





Aproveite para ver

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Go up

Usamos cookies para oferecer a melhor experiência on-line. Ao aceitar concorda com uso de acordo com nossa política de cookies.

Privacy Settings saved!
Configurações de Privacidade

Quando visitas qualquer site, pode existir um registo de informações no browser geralmente em forma de cookies. Controla as preferências aqui:


Política de Cookies (UE)


Política de privacidade (UE)

Esta declaração de privacidade foi atualizada pela última vez em 20 de June, 2022 e se aplica a cidadãos e residentes legais permanentes do Espaço Econômico Europeu e Suíça.Nesta declaração de privacidade, explicamos o que fazemos com os dados que obtemos sobre você por meio de https://www.dicasfaceis.com. Recomendamos que você leia atentamente esta declaração. Em nosso processamento, cumprimos os requisitos da legislação de privacidade. Isso significa, entre outras coisas, que:
  • declaramos claramente as finalidades para as quais processamos dados pessoais. Fazemos isso por meio desta declaração de privacidade;
  • pretendemos limitar a nossa recolha de dados pessoais apenas aos dados pessoais necessários para fins legítimos;
  • primeiro solicitamos seu consentimento explícito para processar seus dados pessoais nos casos que requerem seu consentimento;
  • tomamos medidas de segurança adequadas para proteger seus dados pessoais e também exigimos isso de partes que processam dados pessoais em nosso nome;
  • respeitamos o seu direito de acessar seus dados pessoais, corrigi-los ou apagá-los, a seu pedido.
Se você tiver alguma dúvida ou quiser saber exatamente quais dados mantemos de você, entre em contato conosco.

1. Objetivo, dados e período de retenção

Podemos coletar ou receber informações pessoais para vários fins relacionados a nossas operações comerciais, que podem incluir o seguinte: (clique para expandir)

1.1 Compilando e analisando estatísticas para melhoria do site.

Para tanto, usamos os seguintes dados:
  • Localização
  • Comportamento do visitante
A base na qual podemos processar esses dados é:Mediante a concessão do consentimento.Período de retençãoRetemos esses dados até que o serviço seja encerrado.

2. Cookies

Para fornecer as melhores experiências, nós e nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias permitirá que nós e nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções. Para obter mais informações sobre essas tecnologias e parceiros, consulte nossa Política de Cookies.DicasFaceis.com participa na Estrutura de Transparência e Consentimento do IAB Europe e cumpre suas especificações e políticas. Usa a plataforma de gestão de consentimento com o número de identificação 332.Concluímos um Acordo de Processamento de dados com o Google.O Google não pode usar os dados para nenhum outro serviço do Google.A inclusão de endereços IP completos é bloqueada por nós.

3. Segurança

Estamos comprometidos com a segurança dos dados pessoais. Tomamos medidas de segurança adequadas para limitar o abuso e o acesso não autorizado aos dados pessoais. Isso garante que apenas as pessoas necessárias tenham acesso aos seus dados, que o acesso aos dados seja protegido e que nossas medidas de segurança sejam revisadas regularmente.

4. Sites de terceiros

Esta declaração de privacidade não se aplica a sites de terceiros conectados por links em nosso site. Não podemos garantir que esses terceiros manuseiem seus dados pessoais de maneira confiável ou segura. Recomendamos que você leia as declarações de privacidade desses sites antes de fazer uso deles.

5. Alterações a esta declaração de privacidade

Nós nos reservamos o direito de fazer alterações a esta declaração de privacidade. É recomendável que você consulte esta declaração de privacidade regularmente, a fim de estar ciente de quaisquer alterações. Além disso, iremos informá-lo ativamente sempre que possível.

6. Acedendo e modificando os seus dados

Se você tiver alguma dúvida ou quiser saber quais dados pessoais temos sobre você, entre em contato conosco. Você pode nos contatar usando as informações abaixo. Você tem os seguintes direitos:
  • Você tem o direito de saber por que seus dados pessoais são necessários, o que acontecerá com eles e por quanto tempo serão retidos.
  • Direito de acesso: você tem o direito de acessar seus dados pessoais que são conhecidos por nós.
  • Direito à retificação: você tem o direito de complementar, corrigir, excluir ou bloquear seus dados pessoais sempre que desejar.
  • Se nos der o seu consentimento para processar os seus dados, tem o direito de revogar esse consentimento e de ter os seus dados pessoais eliminados.
  • Direito de transferir seus dados: você tem o direito de solicitar todos os seus dados pessoais ao controlador e transferi-los integralmente para outro controlador.
  • Direito de contestar: você pode se opor ao processamento de seus dados. Cumprimos isso, a menos que haja motivos justificados para o processamento.
Certifique-se de sempre declarar claramente quem você é, para que possamos ter certeza de que não modificaremos ou excluiremos quaisquer dados da pessoa errada.

7. Enviando uma reclamação

Se não estiver satisfeito com a forma como tratamos (uma reclamação sobre) o processamento dos seus dados pessoais, tem o direito de apresentar uma reclamação à Autoridade de Proteção de Dados.

8. Detalhes do contato

DicasFaceis.comwww.DicasFaceis.comPortugalLocal na rede Internet: https://www.dicasfaceis.comE-mail: [email protected]

Anexo

Really Simple SSL

Really Simple SSL e seus complementos não processam qualquer informação pessoal, portanto, o GDPR não se aplica a estes plugins ou uso desses plugins no seu site. Pode encontrar a nossa política de privacidade aqui

Rejeitar todas
Aceitar todas