Top 11 filmes tristes para chorar

Top 11 filmes tristes
Top 11 filmes tristes

Existem muitos filmes que fazem-nos chorar por diversos motivos. Alguns nos fazem chorar de emoção, outros de tristeza e alguns até mesmo de raiva. Independentemente do motivo, chorar enquanto assistimos a um filme pode ser uma experiência muito gratificante e terapêutica.

Nesse artigo, apresentamos os 11 filmes mais tristes que, com certeza, serão inesquecíveis. Desde histórias de amor não correspondido até dramas familiares e histórias de superação, estes filmes são verdadeiras obras-primas que nos tocam profundamente e deixam-nos comovidos por dias. Se está à procura de um bom filme para assistir e soltar aquelas lágrimas que precisa, esta lista é a escolha perfeita.

1 – The Notebook (2004)

O diário da nossa paixão
O Diário da Nossa Paixão

The Notebook é um drama romântico de 2004, baseado no romance de Nicholas Sparks. O filme é realiado por Nick Cassavetes e estrelado por Ryan Gosling e Rachel McAdams como um jovem casal apaixonado, Noah Calhoun e Allie Hamilton, cujo amor é testado pelas circunstâncias.

Noah e Allie conheceram-se no verão de 1940 e apaixonam-se rapidamente. No entanto, Allie é uma jovem rica e Noah é um rapaz pobre, o que leva a uma série de obstáculos no seu relacionamento. Quando a Segunda Guerra Mundial começa, Noah se alista e Allie é forçada a voltar para casa. Quando Noah volta da guerra, ela está noiva de outro homem.

Anos mais tarde, Allie está casada, mas segue desconectada da sua vida anterior e Noah ainda a ama. Ele tenta reacender a chama do seu amor passado escrevendo-lhe todos os dias durante um ano, mas Allie não responde. Quando finalmente se reencontram, eles têm de decidir se podem reviver o amor que um dia tiveram.

2 – ‘Schindler’s List (1993)

A lista de schindler

A Lista de Schindler

Shindler’s List é um drama histórico de 1993, dirigido por Steven Spielberg e baseado na história real de Oskar Schindler, um empresário alemão que salvou a vida de mais de mil judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

O filme retrata a época do Holocausto, quando os nazis perseguiam e deportavam judeus para campos de concentração. Schindler, inicialmente, beneficia-se da mão-de-obra barata dos judeus na sua fábrica, mas eventualmente se arrepende da sua indiferença e decide fazer tudo o que pode para salvá-los. Ele cria uma lista de “pessoal essencial” que trabalha para ele e consegue, assim, proteger os judeus da deportação para os campos de extermínio.

O filme é emocionante e tocante, mostrando o valor da empatia e da coragem em tempos difíceis. Ele foi amplamente elogiado pela crítica e venceu sete Oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor.

3 – Girl, Interrupted (1999)

Girl, interrupted
Girl, Interrupted

“Girl, Interrupted” é um drama psicológico de 1999 baseado no livro homónimo de Susanna Kaysen. O filme foi realizado por James Mangold e estrelado por Winona Ryder, Angelina Jolie e Whoopi Goldberg.

A história acompanha a jovem Susanna Kaysen, que é internada num hospital psiquiátrico após tentar suicídio. Enquanto lá está, ela conhece outras pacientes com distúrbios mentais, incluindo a carismática Lisa, interpretada por Angelina Jolie. Juntas, as duas lutam contra o sistema de saúde mental e exploram as suas próprias doenças enquanto tentam encontrar as suas verdadeiras identidades. O filme é uma reflexão sobre o tratamento de transtornos mentais e a busca da verdadeira identidade.

4 – The Way We Were (1973)

O nosso amor de ontem
O Nosso Amor de Ontem

The Way We Were é drama romântico de 1973 dirigido por Sydney Pollack e estrelado por Barbra Streisand e Robert Redford. O filme conta a história de Katie Morosky e Hubbell Gardiner, um casal cujas vidas se entrelaçam ao longo de muitos anos.

Katie é uma jovem ativista política e Hubbell é um escritor de sucesso quando os dois se conhecem na Universidade de Wisconsin. Eles se apaixonam, mas logo se veem em lados opostos em questões políticas e ideológicas. Mesmo assim, eles tentam manter o relacionamento, mas as diferenças entre eles são muito grandes e a relação não aguenta.

Muitos anos depois, eles se reencontram e tentam reativar o relacionamento, mas as mesmas diferenças ainda existem. Será que a relação terá um fim diferente desta vez?

5 – Sophie’s Choice (1982)

A escolha de sofia - top 11 filmes tristes para chorar
A Escolha de Sofia

Sophie’s Choice é um filme de 1982 dirigido por Alan J. Pakula e estrelado por Meryl Streep. O filme é baseado na história real da escritora polonesa Wanda Joanich, que foi presa num campo de concentração nazi durante a Segunda Guerra Mundial. No filme, Sophie (interpretada por Meryl Streep) é uma mulher jovem e bonita que é forçada a fazer uma escolha terrível quando é levada para um campo de concentração. Ela é obrigada a escolher qual dos seus dois filhos será enviado para a câmara de gás e qual será poupado. A escolha que ela faz tem um impacto na sua vida e a deixa marcada para sempre. O filme é uma história de sobrevivência, amor e perda, e é lembrado pelo desempenho excepcional de Meryl Streep como Sophie.

6 – Up (2009)

Up -altas aventuras
Up -Altas Aventuras

Up é um filme de animação da Pixar lançado em 2009. O filme conta a história de um velho chamado Carl Fredricksen que vive numa pequena casa de um bairro urbano. Depois de perder a sua esposa, ele sente-se sozinho e desconectado do mundo ao seu redor.

Quando um ladrão de carros tenta roubar a sua casa, Carl decide levar a casa consigo e voar para um lugar tropical que ele e a sua esposa sempre sonharam em visitar. Para fazer isso, ele prende balões a casa e parte numa jornada emocionante e inesperada. No caminho, ele conhece um menino chamado Russell, que se junta a ele na viagem. Juntos, eles enfrentam muitos perigos e desafios, mas também fazem muitas descobertas e aprendem muito sobre a vida e sobre si mesmos. Apesar da aparência do filme não demonstrar a sua carga dramática, garantimos que no final perceberá porque este filme ocupa a nossa lista.

7 – The Remains of the Day (1993)

Vestigios do dia - top 11 filmes tristes para chorar
Vestígios do Dia

The Remains of the Day é um drama britânico lançado em 1993 e dirigido por James Ivory. O filme é baseado no romance de 1989 do mesmo nome de Kazuo Ishiguro e estrelado por Anthony Hopkins como o mordomo protagonista, Mr. Stevens, e Emma Thompson como a governanta do sr. Stevens, Miss Kenton.

O filme passa-se na década de 1950 e acompanha a vida de Mr. Stevens, um mordomo dedicado e profissional que trabalha numa grande mansão na Inglaterra. Ele é um homem que acredita firmemente em seguir as regras e em servir o seu patrão, o sr. Darlington, exemplarmente. No entanto, à medida que o filme progride, Mr. Stevens começa a questionar as suas próprias escolhas e a se arrepender de coisas que deixou passar quando estava ocupado, dedicando-se ao trabalho.

Enquanto isso, Miss Kenton tenta convencer Mr. Stevens a se abrir mais e a se permitir ter uma vida pessoal e emocional, mas ele recusa-se, insistindo em manter a sua postura profissional. No final do filme, Mr. Stevens é forçado a confrontar as suas próprias escolhas e a avaliar o que realmente é importante para ele na vida. The Remains of the Day é uma reflexão sombria e emocionante sobre os sacrifícios que as pessoas fazem em nome do trabalho e do dever.

8 – A Star Is Born (2018)

Assim nasce uma estrela - top 11 filmes tristes para chorar
Assim Nasce Uma Estrela

A Star Is Born é um filme dramático e romântico americano lançado em 2018, realizado por Bradley Cooper, que também atua como protagonista ao lado de Lady Gaga. É a terceira versão do filme de mesmo nome, sendo as outras duas de 1937 e 1954.

O filme acompanha a história de amor entre um astro da música country, Jackson Maine (interpretado por Bradley Cooper), e uma artista em ascensão, Ally (interpretada por Lady Gaga). Quando Jackson conhece Ally num bar, ele fica imediatamente encantado com o seu talento e decide ajudá-la a lançar a sua carreira. Enquanto isso, ele luta com os seus próprios problemas de abuso de álcool e drogas, que ameaçam destruir a sua própria carreira.

A medida que Ally começa a ter sucesso, ela tem que lidar com as pressões do mundo da música e com a crescente insegurança de Jackson. No final do filme, os dois são forçados a enfrentar as consequências das suas escolhas e a tentar encontrar um caminho para ficarem juntos. A Star Is Born é um drama emocionante e comovente sobre o amor, o sucesso e o preço que as pessoas são obrigadas a pagar por eles.

9 – Life is Beautiful (1997)

A vida e bela - top 11 filmes tristes para chorar
A Vida É Bela

Life is Beautiful (La vita è bella em italiano) é um filme italiano de 1997 realizado e protagonizado por Roberto Benigni. O filme conta a história de um jovem chamado Guido, que é judeu e vive na Itália durante a Segunda Guerra Mundial. Quando os nazis invadem a Itália, Guido é enviado para um campo de concentração com a sua esposa e filho.

Enquanto está no campo, Guido tenta proteger o seu filho de todas as horríveis realidades da guerra e do campo de concentração, fingindo que estão apenas a jogar um grande jogo. Ele inventa histórias e faz brincadeiras para distrair o menino e mantê-lo otimista. No final do filme, Guido é forçado a enfrentar a realidade e a fazer uma escolha impossível para proteger o seu filho.

Life is Beautiful é um filme emocionante e comovente sobre o amor, a família e a esperança em tempos difíceis. Roberto Benigni foi premiado com o Óscar de Melhor Ator pela sua atuação no filme.

10 – Marley & Me (2008)

Marley & eu
Marley & Eu

Marley & Me é um filme de comédia dramática de 2008 baseado na obra de John Grogan. O filme conta a história de John e Jennifer Grogan, um casal que se muda para a Flórida e decidem ter um cão de raça labrador retriever chamado Marley. No começo, eles são um pouco hesitantes em ter um cão, mas logo se apaixonam por Marley e ele torna-se uma parte integral da família.

No entanto, Marley é um cão muito hiperativo e teimoso e constantemente cria problemas e caos em casa. Mesmo assim, o cão é muito amado e fiel aos seus donos. O filme segue a vida de Marley e a família Grogan por várias fases da vida, desde a juventude até a velhice, e mostra como Marley ajuda a moldar e fortalecer a família ao longo dos anos. No final, Marley… Não vamos criar spoilers, terá mesmo que ver.

The Pursuit of Happyness (2006)

Em busca da felicidade - top 11 filmes tristes para chorar
Em Busca da Felicidade

The Pursuit of Happyness é um drama biográfico de 2006 baseado na história real de Chris Gardner, um vendedor que luta para sustentar a si mesmo e ao filho enquanto tenta tornar-se corretor de bolsa. O filme começa com Gardner a perder o emprego e a lutar para pagar as contas enquanto tenta passar por uma competição para se tornar corretor de bolsa.

Ele e o filho, Christopher, passam por muitas dificuldades e precisam viver em abrigos temporários enquanto Gardner tenta encontrar um emprego. . O filme é uma história inspiradora sobre determinação, esperança e amor pai-filho.

Poderá gostar também do nosso artigo Top 10 filmes franceses de comédia , para um dia com uma disposição diferente.

não deixe de ver

Leave a reply

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos Artigos