Planta do coqueiro - Como ter em casa?

Coqueiro é uma árvore multi-usos
Coqueiro é uma árvore multi-usos
Índice

Usos da árvore de coco

A árvore de coco cresce a uma altura de 25 a 30 metros e é frequentemente encontrada em áreas tropicais. A árvore tem muitos usos, incluindo a produção de sumo de coco e a casca é usada na criação de cordas e cestas. As folhas e o tronco das árvores podem ser usados para cordas e cabanas.

Além de fornecer comida e sombra, o coco é usado para muitos propósitos diferentes. A fruta é consumida e o óleo de coco é produzido a partir da semente. As folhas e a casca das árvores são usadas para cordas, carvão, e até instrumentos musicais. Os cocos são comumente usados em pratos em toda a Ásia e na Índia. No entanto, agora eles são usados mais comumente no mundo ocidental por causa dos seus benefícios à saúde.

É a fruta tropical mais popular do mundo. A fruta é uma drupa de uma semente que leva um ano inteiro para amadurecer. Os cocos são cultivados em todo o mundo e as suas folhas devem ser espaçadas a pelo menos 8 a 10 metros de distância, a fim de impedir a competição pela luz do sol.

As frutas do coqueiros também são altamente resistentes à água e luz, o que lhes permite se dispersar através de correntes marinhas. A fruta do coco tem um odor aromático e é muito doce. É um deleite saboroso, por isso não deixe de aproveitar!

Os cocos têm um significado religioso. Em algumas partes da Ásia, os cocos são usados em ritos de passagem, rituais e cerimônias familiares. Eles são sagrados e têm associações com astrologia, fertilidade e cultura folclórica. Os cocos são uma parte comum da oferta de ofertas nos templos. Durante os rituais, os cocos são quebrados e colocados diante dos deuses. Os cocos são distribuídos como "prasada". As ofertas sem cocos não são aceites em muitos templos.

A seiva do coco é uma bebida levemente alcoólica e pode ser usada como fertilizante natural. As árvores de coco são halófitas facultativas, o que significa que eles podem crescer perto da água salina, embora se saiam melhor em água doce. Além de ser delicioso, os cocos são bons para a saúde. A seiva também é uma parte da planta valiosa, mas deve ser processada antes de ser vendida para consumo humano.

A madeira da madeira da árvore de coco é usada na indústria da construção. A madeira da árvore de coco pode ser usada para vigas e vigas e pode ser moldada em porta e janelas. Também pode ser usado para paletes. Em alguns locais também usam madeira de coco em programas habitacionais de baixo custo e edifícios governamentais.

Como cultivar uma planta de coqueiro a partir de sementes

Pequeno coqueiro
Pequeno coqueiro

Se você estiver interessado em cultivar uma planta de coco, o primeiro passo é começar com uma semente. Esta semente pode levar de dois a quatro meses para brotar. As sementes de coco são um único cotilédone que cresce dentro da cavidade da semente. Após duas semanas, as sementes da primeira raiz e da sessão aparecerão, bem como o olho mais suave na base da concha. Após a germinação, a planta de coco precisa de um ambiente quente e húmido para crescer.

  1. Para cultivar um coqueiro, é preciso primeiro um coco fresco com as cascas ainda sobre ele. Sacudir o coco para ter a certeza de que há água no seu interior. Se ouvir um som de liquido, é bom!
  2. Mergulhe o coco em água durante 2-3 dias.
  3. Depois disso, coloque o seu coco encharcado num grande vaso ou recipiente e encha-o com terra que não seja muito densa.
  4. Misture um pouco de areia ou vermiculite para garantir uma boa drenagem.
  5. O recipiente deve ter pelo menos 40cm profundidade para garantir que as raízes tenham espaço para crescer.
  6. Plantar o coco de lado para baixo e deixar um terço do coco acima da terra.
  7. Uma vez plantado, mover o vaso ou contentor para um local quente e bem iluminado. Basicamente, quanto mais quente, melhor!
  8. Durante a germinação, certifique-se de regar bem a árvore, mas também não demasiado…não quer uma poça de água!
  9. As plântulas devem aparecer dentro de 3-6 meses.
  10. Se estiver a plantar diretamente no jardim (desde que viva num clima tropical ou semi-tropical, siga os mesmos passos!)

A altura e o tamanho das plantas de coco são importantes ao escolher uma planta de coco. As árvores de coco mais altas podem atingir até 20 metros. A planta de coco anão é menor que as altas. Pode crescer até dois metros de altura e produzir frutas após três anos de plantio. Se você quiser desfrutar de um coqueiro na sua varanda, no entanto, deve plantar apenas as variedades mais baixas Dessa forma, você poderá desfrutar de seu sabor doce e minimizar seu tamanho.

Como cultivar um coqueiro em planta no terreno de casa

Para as árvores de coco serem mais bem sucedidas, devem ser plantadas a 12 metros de distância da sua casa para evitar danificar a canalização subterrânea ou as fundações. Para ajudar a prevenir estes problemas, pode plantar os seus cocos num recipiente suficientemente profundo e largo para as raízes.

Primeiro, determine o clima na sua área. A maioria das palmeiras cresce melhor em climas quentes. Dependendo do local, poderá precisar de plantar uma árvore numa área mais fria ou cultivar a palma dentro de casa.

O passo seguinte é fornecer a humidade adequada à sua palma. Precisa de humidade para cultivar coqueiros fortes e saudáveis. Uma mangueira de irrigação com um bocal que forneça água controlada é ideal, uma vez que evita a rega excessiva e o desperdício de água. Os coqueiros requerem muita água, por isso certifique-se de que adiciona também bastante fertilizante ao seu solo porque vai ser gasto. Lembre-se, no entanto, que os coqueiros são sensíveis a baixos níveis de nutrientes, pelo que deve utilizar um fertilizante forte.

De seguida, deve transplantar a planta do coqueiro em vaso para o solo, a uma profundidade de 40cm. Não será necessário colocar nenhum tipo de fertilizante, bastando regar.

Cuidar de uma árvore de coco

Coqueiro em vaso
Coqueiro em vaso

Depois de ter um coqueiro, o passo seguinte é cuidar bem dele. É necessário assegurar que é mantido numa área húmida, longe de radiadores, e o solo deve ser drenado livremente. Pode utilizar um fertilizante com rótulo "Planta doméstica" ou "Palma".

Se notar uma ponta de folha acastanhada, é provavelmente devido ao ar seco na sala. Isto pode ser remediado através de pulverização regular ou da instalação de um humidificador de ar.

Durante a época de crescimento, recomenda-se alimentar o coqueiro pelo menos três vezes por semana. Durante o Outono e o Inverno, alimentá-lo uma vez por semana pode ajudar a manter a saúde da planta.. Também se pode adicionar seixos e bandeja de água ao recipiente para aumentar os níveis de humidade. Evite colocar a planta perto de uma fonte de calor ou perto de uma lareira.

O cuidado de uma árvore de coco requer rega constante. Os cocos são nativos da beira mar, então precisam de muita água ao longo de suas estações de crescimento. As plantas jovens de coco devem ser em vasos sobre um prato para fornecer umidade adequada. As plantas precisam ser transplantadas anualmente, para que sejam transferidas para novos e maiores vasos todos os anos. Durante a primavera, você pode adicionar um fertilizante universal ao solo. No verão, você pode adicionar um fertilizante complexo específico da palma. Regue a árvore de coco com o fertilizante até que esteja saturado. Depois que a planta tem cinco anos, você pode adicionar um húmus de alta qualidade ao solo.

Embora a palma do coco não exija poda, ainda requer cuidados e alimentação periódicos. Remova as folhas quebradas e as placas de folhas que mudaram de cor, secas ou amarelas. Você pode fertilizar o coco de acordo com os princípios de suas plantas de jardim.

Pode sobreviver a curtos períodos de frio, mas as temperaturas sub-zero farão com que a árvore morra. A árvore de coco precisa de um nível de umidade constante entre oitenta e noventa por cento.

Um dos problemas mais comuns associados às palmeiras de coco é a podridão dos brotos fúngicos. Esta doença vira as folhas amarelas, e emite um cheiro mau. Se você notar esta doença, precisará pulverizar as folhas com uma solução antifúngica. É importante isolar plantas infestadas e tratar o restante com uma solução preventiva. Os ácaros são comuns nos trópicos, mas as plantas de coco são resistentes a eles.

Doenças de um coqueiro

Coqueiro e a sua raíz
Coqueiro e a sua raíz

As doenças comuns de um coqueiro incluem doenças das raízes e doenças das manchas foliares. Sofre também de mal de raiz e podridão das raízes. Para além destas doenças comuns, é possível cultivar os seus próprios coqueiros. As seguintes dicas vão ajudá-lo a cultivar palmas mais saudáveis.

A podridão das raízes é causada por um fungo chamado Phytophthora palmivora Butler, que afecta todas as áreas do mundo. Os coqueiros infetados apresentam manchas castanhas, folhas amarelas, e murcham. O próprio rebento pode ruir e perder a sua coroa. O tratamento é possível se for detetado precocemente. Se notar um rebento infetado, puxe-o com os dedos e pulverize a área com uma solução antifúngica.

Benefícios do coco na saúde humana

No que diz respeito à acne, o óleo de coco pode ajudar com esta condição. O seu conteúdo de ácidos gordos de cadeia média (MCFAs) ajuda o cérebro a utilizá-los para produzir energia. Num estudo publicado no Journal of Investigative Dermatology, o ácido láurico no óleo de coco reduziu a inflamação, o que pode torná-lo uma terapia alternativa para doentes com acne. O ácido cáprico no óleo de coco reduz a secura da pele e cria uma camada de retenção de humidade. Além disso, o óleo de coco pode reduzir o colesterol.

Coqueiros no jardim
Coqueiros no jardim

Se está preocupado que os cocos possam aumentar os seus níveis de colesterol, deve saber que o leite nos cocos tem propriedades antioxidantes. Os antioxidantes neutralizam os radicais livres nocivos que danificam as células do nosso corpo. Isto inclui ácido gálico, ácido cafeico, ácido salicílico, e ácidos p-cumáricos. Os antioxidantes no leite de coco ajudam a controlar os níveis de colesterol, protegem contra danos celulares, e previnem doenças cardiovasculares. Além disso, o leite de coco tem propriedades antimicrobianas.

O coco ralado desidratado é talvez a forma mais popular de desfrutar dos benefícios para a saúde do coco.


Óleo de coco

Um dos muitos benefícios do óleo de coco para a saúde é a sua capacidade de aumentar o metabolismo da glicose e das cetonas no cérebro. Isto ajuda o cérebro a utilizar a gordura como fonte de energia, resultando num peso corporal mais baixo ao longo do tempo. Isto é particularmente benéfico para as pessoas com doença de Alzheimer, uma vez que esta doença afecta principalmente a capacidade do cérebro de utilizar a glicose. As gorduras do óleo de coco são capazes de impulsionar a função cognitiva e retardar a progressão da doença.

O consumo de óleo de coco pode ajudar a prevenir perturbações digestivas, que resultam de uma função gastrointestinal inadequada. Os MCFAs, o tipo de gordura encontrada no óleo de coco, ajudam a reforçar o sistema imunitário e a combater as bactérias, e também reduzem a inflamação no intestino. O óleo de coco também produz cetonas, que ajudam a alimentar as células saudáveis enquanto retardam ou previnem o cancro. No entanto, estes benefícios para a saúde são apenas parcialmente realizados. Para colher os máximos benefícios do óleo de coco, tente incorporá-lo na sua dieta o mais frequentemente possível.

Além de impulsionar o sistema imunitário, o óleo de coco tem uma vasta gama de utilizações na cozinha indiana. Mais utilizado nas regiões tropicais da Índia, o óleo de coco é excelente para fritar, saltear, e assar. Pode ser utilizado como substituto da manteiga em produtos cozinhados. As suas propriedades antimicrobianas ajudam a proteger o seu cabelo e pele dos efeitos de bactérias e poluentes nocivos. Finalmente, o óleo de coco é uma excelente fonte de humidade para o cabelo e o couro cabeludo.


Leite de coco

Leite de coco é uma das melhores bebidas do planeta
Leite de coco é uma das melhores bebidas do planeta

O leite de coco tem inúmeros benefícios para a saúde. Tem propriedades anti-inflamatórias, anti-microbianas e anti-diabéticas. Mais importante ainda, o leite de coco regula os níveis de colesterol. É rico em antioxidantes, que são benéficos para a saúde cardiovascular. Níveis ideais de colesterol são importantes para a produção de hormonas e para a saúde cardíaca. O óleo de coco virgem no leite de coco contém fitoesteróis, que baixam os níveis de colesterol. Os polifenóis no leite de coco promovem um perfil lipídico saudável no sangue e reduzem a absorção do colesterol nos intestinos.

Os MCTs encontrados no leite de coco têm efeitos anti-inflamatórios. Estas gorduras podem também inibir os danos oxidativos e reduzir a inflamação, duas das condições mais comuns associadas ao envelhecimento. Estes efeitos são especialmente benéficos para as pessoas que sofrem de artrite. É um grande substituto do leite tradicional, pelo que deve ser incluído na sua dieta pelo menos algumas vezes por semana.

Um dos benefícios do leite de coco para a saúde é a sua capacidade de aumentar os níveis de colesterol HDL. Este colesterol ajuda a prevenir depósitos de gordura, transportando-os para o fígado. O oposto é verdadeiro para o colesterol LDL, que deposita gordura nas artérias e causa bloqueios. O perfil lipídico ideal do soro para humanos é aquele em que o HDL é elevado e o LDL é baixo. O aumento do HDL na sua corrente sanguínea pode prevenir doenças e complicações. O leite de coco é também rico em vitamina C e folato.


"Carne de coco"

O consumo regular de "carne de coco" (parte branca do coco) tem muitos benefícios para a saúde. Este alimento nutritivo é uma excelente fonte de vitaminas A e C, e também contém minerais como ferro, selénio, e cobre. Além disso, é rico em vitamina E, que protege as células do corpo de danos oxidativos. O coco é também rico em fitoesteróis e polifenóis, que contribuem todos para a saúde cardiovascular. Para além do seu elevado teor em vitaminas, contém também minerais importantes como o magnésio, o zinco e o cálcio.

A alta concentração de antioxidantes ajuda a proteger as células de danos e ajuda a reduzir o risco de muitas doenças. Também reduz a inflamação, e contém propriedades antivirais e antifúngicas.

Aproveite para ver

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go up

Usamos cookies para oferecer a melhor experiência on-line. Ao aceitar concorda com uso de acordo com nossa política de cookies.

Privacy Settings saved!
Configurações de Privacidade

Quando visitas qualquer site, pode existir um registo de informações no browser geralmente em forma de cookies. Controla as preferências aqui:


Política de Cookies (UE)


Política de privacidade (UE)

Esta declaração de privacidade foi atualizada pela última vez em 20 de June, 2022 e se aplica a cidadãos e residentes legais permanentes do Espaço Econômico Europeu e Suíça.Nesta declaração de privacidade, explicamos o que fazemos com os dados que obtemos sobre você por meio de https://www.dicasfaceis.com. Recomendamos que você leia atentamente esta declaração. Em nosso processamento, cumprimos os requisitos da legislação de privacidade. Isso significa, entre outras coisas, que:
  • declaramos claramente as finalidades para as quais processamos dados pessoais. Fazemos isso por meio desta declaração de privacidade;
  • pretendemos limitar a nossa recolha de dados pessoais apenas aos dados pessoais necessários para fins legítimos;
  • primeiro solicitamos seu consentimento explícito para processar seus dados pessoais nos casos que requerem seu consentimento;
  • tomamos medidas de segurança adequadas para proteger seus dados pessoais e também exigimos isso de partes que processam dados pessoais em nosso nome;
  • respeitamos o seu direito de acessar seus dados pessoais, corrigi-los ou apagá-los, a seu pedido.
Se você tiver alguma dúvida ou quiser saber exatamente quais dados mantemos de você, entre em contato conosco.

1. Objetivo, dados e período de retenção

Podemos coletar ou receber informações pessoais para vários fins relacionados a nossas operações comerciais, que podem incluir o seguinte: (clique para expandir)

1.1 Compilando e analisando estatísticas para melhoria do site.

Para tanto, usamos os seguintes dados:
  • Localização
  • Comportamento do visitante
A base na qual podemos processar esses dados é:Mediante a concessão do consentimento.Período de retençãoRetemos esses dados até que o serviço seja encerrado.

2. Cookies

Para fornecer as melhores experiências, nós e nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias permitirá que nós e nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções. Para obter mais informações sobre essas tecnologias e parceiros, consulte nossa Política de Cookies.DicasFaceis.com participa na Estrutura de Transparência e Consentimento do IAB Europe e cumpre suas especificações e políticas. Usa a plataforma de gestão de consentimento com o número de identificação 332.Concluímos um Acordo de Processamento de dados com o Google.O Google não pode usar os dados para nenhum outro serviço do Google.A inclusão de endereços IP completos é bloqueada por nós.

3. Segurança

Estamos comprometidos com a segurança dos dados pessoais. Tomamos medidas de segurança adequadas para limitar o abuso e o acesso não autorizado aos dados pessoais. Isso garante que apenas as pessoas necessárias tenham acesso aos seus dados, que o acesso aos dados seja protegido e que nossas medidas de segurança sejam revisadas regularmente.

4. Sites de terceiros

Esta declaração de privacidade não se aplica a sites de terceiros conectados por links em nosso site. Não podemos garantir que esses terceiros manuseiem seus dados pessoais de maneira confiável ou segura. Recomendamos que você leia as declarações de privacidade desses sites antes de fazer uso deles.

5. Alterações a esta declaração de privacidade

Nós nos reservamos o direito de fazer alterações a esta declaração de privacidade. É recomendável que você consulte esta declaração de privacidade regularmente, a fim de estar ciente de quaisquer alterações. Além disso, iremos informá-lo ativamente sempre que possível.

6. Acedendo e modificando os seus dados

Se você tiver alguma dúvida ou quiser saber quais dados pessoais temos sobre você, entre em contato conosco. Você pode nos contatar usando as informações abaixo. Você tem os seguintes direitos:
  • Você tem o direito de saber por que seus dados pessoais são necessários, o que acontecerá com eles e por quanto tempo serão retidos.
  • Direito de acesso: você tem o direito de acessar seus dados pessoais que são conhecidos por nós.
  • Direito à retificação: você tem o direito de complementar, corrigir, excluir ou bloquear seus dados pessoais sempre que desejar.
  • Se nos der o seu consentimento para processar os seus dados, tem o direito de revogar esse consentimento e de ter os seus dados pessoais eliminados.
  • Direito de transferir seus dados: você tem o direito de solicitar todos os seus dados pessoais ao controlador e transferi-los integralmente para outro controlador.
  • Direito de contestar: você pode se opor ao processamento de seus dados. Cumprimos isso, a menos que haja motivos justificados para o processamento.
Certifique-se de sempre declarar claramente quem você é, para que possamos ter certeza de que não modificaremos ou excluiremos quaisquer dados da pessoa errada.

7. Enviando uma reclamação

Se não estiver satisfeito com a forma como tratamos (uma reclamação sobre) o processamento dos seus dados pessoais, tem o direito de apresentar uma reclamação à Autoridade de Proteção de Dados.

8. Detalhes do contato

DicasFaceis.comwww.DicasFaceis.comPortugalLocal na rede Internet: https://www.dicasfaceis.comE-mail: [email protected]

Anexo

Really Simple SSL

Really Simple SSL e seus complementos não processam qualquer informação pessoal, portanto, o GDPR não se aplica a estes plugins ou uso desses plugins no seu site. Pode encontrar a nossa política de privacidade aqui

Rejeitar todas
Aceitar todas