Os benefícios dos frutos vermelhos

Os frutos vermelhos têm muitos benefícios para a saúde. Podem proteger contra muitas condições de saúde, incluindo o cancro, e contêm uma série de fitoquímicos. Estes antioxidantes têm uma série de propriedades anti-inflamatórias, anticancerígenas e imuno-robotantes. Estes frutos são também excelentes para impulsionar o seu sistema imunitário.

A cor da fruta vermelha deve-se à presença de antioxidantes, chamados antocianinas. A cor da fruta vermelha varia do vermelho vivo ao vermelho púrpura profundo, dependendo do tipo de antocianinas que contêm. Independentemente da sua cor, os frutos vermelhos são extremamente saudáveis e benéficos para o seu corpo.

Índice


Os benefícios dos frutos vermelhos

Frutos vermelhos ajudam na atividade cerebral

Os frutos vermelhos são também ricos em Omega-3 e Omega-6, que apoiam a função cerebral. Estes dois nutrientes melhoram a transmissão de sinais para o cérebro. Estes frutos são também excelentes para aumentar a sua capacidade de concentração.

Os frutos vermelhos são também benéficos no combate à perda de memória relacionada com a idade e o declínio cognitivo. Contêm nutrientes importantes para o cérebro, como o folato e a vitamina B6, que reduzem o risco de demência e outras doenças relacionadas com o envelhecimento.

Os investigadores Marshall G. Miller e Barbara Shukitt-Hale acreditam que o consumo de frutos vermelhos pode melhorar a memória e as funções cognitivas dos adultos mais velhos. Estes frutos contêm antioxidantes, que protegem as células de danos. Estudos mostram também que estas frutas têm efeitos neuroprotectores, melhorando a saúde das células nervosas e inibindo a inflamação.

Outra investigação sugere que o sumo de cereja e as groselhas ricas em antocianina melhoram a memória dos doentes com Alzheimer. Estes frutos são benéficos para a função cognitiva de formas semelhantes a muitos medicamentos utilizados no tratamento de doenças relacionadas com o cérebro. Ajuda a reduzir a fadiga mental e energiza o cérebro, levando a um melhor raciocínio.


Frutos vermelhos protegem o coração

Os antioxidantes dos frutos vermelhos protegem os nossos corações. De facto, os pigmentos vermelhos nos frutos vermelhos reduzem o risco de aterosclerose, colesterol elevado e hipertensão. Além disso, os frutos e vegetais vermelhos diminuem o risco de cancro da próstata.. Os frutos azuis e roxos, por outro lado, podem prevenir doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais. Também protegem as nossas vias urinárias e promovem uma digestão saudável.

Como poderoso antioxidante, descobriu-se que os morangos reduzem o risco de doenças cardíacas e derrame cerebral. Estes frutos contêm fisetina, o que estimula as vias de sinalização que ajudam à memória a longo prazo. Além disso, os morangos estão associados a uma diminuição do risco de doenças cardiovasculares.

Os frutos vermelhos, como os morangos, são uma boa fonte de polifenóis, que atuam como antioxidantes e neutralizam os radicais livres. A quercetina flavonóide nas framboesa e no tomate pode ajudar a diminuir o risco de aterosclerose e enfarte do miocárdio. As framboesas também contêm compostos que combatem o stress oxidativo e promovem a saúde cardíaca. Podem igualmente reduzir a pressão sanguínea.

Um estudo realizado pela Universidade Tufts descobriu que as pessoas que comiam alimentos ricos em licopeno reduziram o seu risco de doença coronária em 26%.


Licopeno

A investigação sugere que comer alimentos ricos em licopeno pode reduzir o risco de doenças cardíacas, reduzir a inflamação e ajudar a baixar o colesterol total. Os investigadores descobriram que o licopeno pode reduzir o risco de doenças cardíacas através da redução do "mau" colesterol LDL, ao mesmo tempo que aumenta o bom colesterol HDL. Além disso, estudos sugerem que pessoas com baixos níveis de antioxidantes, stress oxidativo, ou um historial familiar de doença cardíaca podem beneficiar do aumento dos níveis de licopeno no sangue. Além disso, consumir alimentos ricos em licopeno pode reduzir o risco de morte prematura em 39 por cento.

A investigação sobre o licopeno nos alimentos também descobriu que reduz o risco de cancro do pulmão e gástrico. Os benefícios do licopeno podem estar ligados a outros comportamentos saudáveis, incluindo não fumar ou beber quantidades excessivas de álcool. Isto pode ser devido ao facto de ser um antioxidante, prevenindo danos nas estruturas celulares e no ADN.

Para além destes benefícios, o licopeno pode também ter um efeito protetor no sistema imunitário. Os antioxidantes encontrados no licopeno podem ajudar a manter o equilíbrio dos radicais livres no organismo. A atividade antioxidante do licopeno pode também proteger contra a exposição a toxinas, tais como o glutamato monossódico e alguns fungos. Como o licopeno é um poderoso antioxidante, pode também retardar a progressão de certos tipos de cancro, tais como o cancro da próstata e da mama.


Vitamina C

Entre os muitos benefícios da vitamina C dos frutos vermelhos, há algumas coisas surpreendentes que provavelmente não sabia. Estes alimentos naturais são baixos em calorias e baixos em sódio, mas também embalam uma enorme fonte de antioxidantes. Os alimentos vermelhos mais óbvios incluem morangos, beterrabas, framboesas, melancias, ameixas... Quer opte por comer estes alimentos naturalmente crus ou em smoothies, são uma excelente forma de obter a dose diária recomendada de vitamina C.

Os frutos vermelhos também contêm uma variedade de outros nutrientes, incluindo manganês e potássio. As ameixas de Kakadu, por exemplo, contêm 2,907 mg de vitamina C por 100 gramas. Outras frutas ricas em vitamina C incluem groselhas vermelhas e airelas, bem como tomates e papaia.

Vários estudos sugerem que a vitamina C pode ser benéfica para a saúde do coração. As suas propriedades antioxidantes neutralizam os radicais livres, que são responsáveis por muitas doenças. Consumir alimentos ricos em vitamina C pode proteger o seu corpo contra uma série de doenças, desde doenças cardíacas ao cancro.


Propriedades anti-inflamatórias dos frutos vermelhos

Estes frutos contêm antioxidantes e são benéficos para o sistema imunitário. Além disso, estão repletos de vitaminas e minerais.

Estas frutas naturalmente doces são particularmente elevadas em compostos anti-inflamatórios, que protegem o corpo contra doenças como doenças cardíacas, diabetes, doenças intestinais, e certos tipos de cancro. Comer diariamente uma a duas chávenas de diferentes tipos de fruta é uma ótima forma de aumentar a atividade antioxidante. Além disso, comer de acordo com as estações do ano pode ajudar a maximizar os benefícios destes frutos. Embora todas as frutas tenham propriedades de combate a doenças, algumas receberam particular atenção pelas suas qualidades anti-inflamatórias.


Quais são os benefícios dos frutos vermelhos para os rins?

Os seus rins filtram o seu sangue, removendo toxinas e excesso de água. Se as toxinas e o excesso de água não forem removidos da corrente sanguínea, podem acumular-se e danificar os tecidos. As toxinas e o excesso de água também exercem pressão sobre os vasos sanguíneos, colocando stress indevido sobre o coração e as artérias. Os seus rins são vitais para a sua saúde e função geral. Comer alimentos ricos em nutrientes e vitaminas ajudará a manter os seus rins saudáveis e funcionais.

Deve incluir uma grande variedade de frutas e vegetais ricos em antioxidantes na sua dieta. Estes alimentos são ricos em ácidos gordos omega 3 e antioxidantes e podem ajudar a proteger os rins de danos. Algumas das melhores frutas a incluir na sua dieta são os frutos vermelhos. Eles contêm uma variedade de nutrientes que são bons para os rins e para a sua saúde em geral. Contêm também uma grande quantidade de antioxidantes, que melhora o funcionamento dos rins e fornece uma ampla força ao corpo.


Lista dos melhores Frutos Vermelhos


Ciriguela

Se procura uma grande fruta vermelha para comer, vai querer experimentar a ciriguela. Esta pequena árvore, nativa dos trópicos, cresce na América tropical. O seu fruto tem uma superfície rugosa e cresce em cachos de dois a três. As suas sementes têm entre meio e três quartos de polegada de comprimento. Os frutos começam a aparecer em Junho. A nutrição a ciriguela é rica em hidratos de carbono e tem um alto valor calorífico (74 kcal por 100g de polpa).

A ciriguela é uma espécie vegetal abundante que pode crescer em climas diferentes. Embora tenha sido encontrada pela primeira vez no México, este fruto é agora cultivado em todo o mundo. O seu fruto comestível é um sabor subácido, picante ou azedo, e é geralmente utilizado em sumos, bebidas fermentadas, compotas, e tartes.


Morangos

O morango é a rainha de todas as frutas, e não é de admirar: é doce, tem um aspeto apetitoso e é saudável. Para além do seu sabor delicioso, é também excelente para a sua saúde, ajudando a reduzir depósitos nocivos nos seus vasos sanguíneos, protegendo-o de doenças cardiovasculares, e regulando o seu nível de açúcar no sangue. Além disso, os morangos contêm mais ácido fólico do que outras frutas, que o seu corpo necessita para o seu bom funcionamento.

Os morangos são ricos em vitamina K, uma vitamina crucial para o metabolismo ósseo e a coagulação do sangue.

Existem mais de mil variedades diferentes de morangos. Os morangos variam na cor, desde o verde claro ao vermelho escuro, e do redondo ao pontiagudo. Apesar de as variedades de morangos poderem diferir na cor, o seu tamanho e forma são, na sua maioria, pouco preocupantes para aqueles que os cultivam nos seus próprios jardins.


Framboesa

Esta fruta de baixas calorias contém antioxidantes e muitos outros nutrientes, incluindo magnésio, ferro, e cálcio. Muitas pessoas gostam de comer framboesas frescas ou congeladas, com cereais ou papas de aveia.

Esta fruta suculenta é uma excelente fonte de resveratrol, um composto associado aos benefícios do vinho tinto para a saúde. Vários estudos têm demonstrado que o resveratrol tem efeitos positivos na resistência óssea. Inibe a rutura óssea natural e induz a osteogénese. Além disso, extratos de framboesa contêm cálcio, que é essencial para a construção de ossos fortes. Outro benefício do consumo de framboesa é as suas propriedades anti-inflamatórias. O consumo de framboesas inteiras pode reduzir a reatividade das espécies reativas de oxigénio, que podem danificar o ADN e causar muitos tipos de cancros.

Os benefícios das framboesas vermelhas são numerosos. Estudos têm demonstrado que podem reduzir o risco de várias perturbações metabólicas modernas. Isto deve-se provavelmente aos compostos bioativos que elas contêm. As framboesas vermelhas têm uma longa história de uso medicinal e têm sido estudadas extensivamente pelo seu valor nutricional. Este fruto contém também micronutrientes essenciais, fibras alimentares, e componentes polifenólicos.


Melancia

Não é surpresa que a melancia esteja na lista dos frutos vermelhos para benefícios de saúde. Tem uma alta concentração de antioxidantes, incluindo vitamina A, que ajuda a manter a pele hidratada e promove o crescimento saudável das células de colagénio e elastina. A sua elevada quantidade de água dietética pode melhorar a elasticidade da pele. Algumas pessoas afirmam mesmo que a melancia é um "Viagra natural" devido ao seu teor em licopeno, citrulina e beta-caroteno. Embora sejam necessários mais estudos para verificar esta alegação, a melancia proporciona inúmeros benefícios para a saúde.

Acredita-se que a melancia contém níveis elevados de licopeno, um fitonutriente que desencadeia reações saudáveis no corpo. As melancias contêm nove a treze miligramas de licopeno por chávena. Esta quantidade é quase o dobro do que uma chávena de tomate cru. Além disso, as melancias podem reduzir os efeitos da inflamação, especialmente a inflamação, sobre o sistema cardiovascular.

Arandos

Os primeiros colonos aprenderam sobre as arandos com os nativos americanos que as utilizavam para conservar a carne e as utilizavam como cataplasmas para feridas. O consumo de arandos pode ser útil para reduzir o risco de infeções do trato urinário. Tanto homens como mulheres são suscetíveis a infeções do trato urinário, e os arandos podem ser benéficos na redução da incidência de infeções.

A investigação sobre extrato de arando mostrou que os bioativos de arando podem reduzir os níveis de glucose no sangue e aumentar a sensibilidade insulínica nos animais. No entanto, nos humanos, os suplementos de arando não tiveram qualquer impacto no controlo glicémico em pessoas com diabetes tipo 2.


Ameixas

Há muitos tipos de ameixas. As variedades europeias e asiáticas são ambas doces e têm uma pele ligeiramente azeda. As ameixas europeias são as mais populares porque são firmes mas suaves, com um sabor rico e doce. Podem ser armazenadas à temperatura ambiente por até três dias ou guardadas no frigorífico por até uma semana.

Encontram-se entre as frutas mais antigas cultivadas pelo homem e são detentoras de vitaminas e antioxidantes. Emparelham-se bem até com carne. São também consideradas um excelente lanche, uma vez que são ricas em fibras.


Acerola

Acerola tem inúmeros benefícios para a saúde humana, incluindo propriedades antienvelhecimento e antioxidantes. É baixa em calorias e possui altos valores de vitaminas B e fibras. Além disso, a acerola é rica propriedades antifúngicas. A pele da acerola é comestível e contém numerosos fitonutrientes e fibras. É também rica em vitamina C, tornando-a uma boa escolha para as pessoas que querem impulsionar o seu sistema imunitário.

Contém entre cinquenta e cem vezes mais vitamina C do que uma laranja ou um limão. A vitamina C estimula a produção de glóbulos brancos, que são a primeira linha de defesa do nosso organismo contra os agentes patogénicos. Além disso, é também um componente importante do colagénio, que ajuda a reparar tecidos e células do corpo. Este fruto é especialmente benéfico para os atletas, uma vez que promove um processo de cura mais rápido.

Romã

A romã é um dos alimentos maravilhosos da natureza. O seu nome vem das palavras latinas para "maçã" (pomme) e "semente" ("granatus"). O seu teor em antioxidantes de alta qualidade ajuda a combater a inflamação e protege os vasos sanguíneos. O seu elevado teor em fibras apoia a síntese de óxido nítrico, que previne a aterosclerose e ajuda a reduzir a pressão sanguínea. Outros benefícios para a saúde do consumo de romã incluem a sua capacidade de suavizar a digestão e fazer a pele brilhar. Alguns estudos mostram que o sumo de romã é benéfico para reduzir o risco de diabetes tipo 2 e melhorar a qualidade geral da pele.

Para além das suas poderosas propriedades anticancerígenas, a romã é rica em antioxidantes. Estas substâncias protegem as células do envelhecimento e previnem o desenvolvimento de células cancerosas. Estudos demonstraram que o extrato de romã inibe o crescimento tumoral em vários órgãos, incluindo o pulmão, a mama e a próstata. Além disso, investigações demonstraram que o óleo de semente de romã pode também inibir o crescimento de células cancerosas da mama e do cólon em ratos.

Investigadores descobriram que o sumo de romã contém punicalagina, um poderoso antioxidante que combate os radicais livres e protege o coração. Descobriram também que a punicalagina pode prevenir a neuroinflamação e pode retardar a progressão de doenças como o Alzheimer. Além disso, a punicalagina é um poderoso anti-inflamatório, reduzindo assim o risco de muitas doenças crónicas e melhorando a sua saúde em geral.

Uvas

As uvas, em particular, são ricas em polifenóis, que nutrem as boas bactérias do intestino. Os investigadores da UCLA estudaram as uvas para aprenderem mais sobre os benefícios de um microbioma saudável do intestino. Também descobriram que o consumo moderado de vinho tinto pode ter um impacto positivo na saúde intestinal.

Segundo a Dra. Megan Rossi, o intestino necessita de cerca de 30 gramas de fibra por dia e as frutas e legumes vermelhos contêm pré-bióticos extra. Também aumenta a imunidade e melhora a saúde da pele e do coração.

O valor nutricional das uvas não pode ser sobrestimado. São uma excelente fonte de hidratos de carbono, especialmente frutose, um açúcar simples e de fácil digestão. Estão também carregadas com vários minerais essenciais, incluindo cálcio, potássio, fósforo, e ferro. Além disso, contêm vitaminas A, C, e K, bem como fibras.

Estudos têm demonstrado que os antioxidantes da uva protegem os olhos. Os antioxidantes neutralizam os radicais livres que podem danificar a retina. Podem também proteger contra a degeneração macular e o glaucoma. Mesmo aqueles com visão prejudicada podem beneficiar de sumo de uva. Estes benefícios tornam-nas uma parte essencial de qualquer dieta saudável.

O composto polifenólico resveratrol encontra-se nas peles de uvas tintas. As suas poderosas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias conferem uma vasta gama de benefícios para a saúde. O resveratrol impede a oxidação do LDL, um tipo de colesterol que contribui para a formação da placa nas artérias. Este composto pode também reduzir o risco de doenças cardíacas e de AVC. Se estiver preocupado com a obtenção de altos níveis de açúcar no sangue ou diabetes, coma uvas todos os dias!

As uvas têm sido usadas há muito tempo como medicamento. Na realidade, as uvas contêm mais de 1.600 compostos. Elas podem melhorar a sua saúde cardiovascular e proteger contra a degeneração macular. Além disso, ajudam a melhorar a função cognitiva e a reduzir o risco de diabetes. Podem também ajudar a melhorar a sua saúde óssea. Estes benefícios fazem delas um alimento básico na maioria das dietas das pessoas. As uvas estão facilmente disponíveis durante todo o ano, o que as torna uma fruta conveniente para comer regularmente.

As uvas são uma fruta versátil e saudável que são utilizadas numa variedade de alimentos e bebidas populares. As uvas são também muito pobres em sódio e gordura saturada. São uma óptima escolha para pessoas em dieta! Há uma variedade de uva para todos!

Outro benefício das uvas é que podem ajudar a reduzir a dispepsia, um distúrbio digestivo que é causado por um nível elevado de colesterol. Estudos demonstraram que as uvas contêm uma substância chamada pterostilbeno, que ajuda a baixar os níveis de colesterol. Este composto está intimamente relacionado com o resveratrol e é conhecido por baixar os níveis de colesterol no organismo. As uvas também contêm saponinas, que bloqueiam a absorção do colesterol e promovem a função cardíaca saudável.


Goji

Há uma variedade de estudos para apoiar as alegações das bagas de goji, desde as suas propriedades anticancerígenas até ao seu papel potencial na saúde do fígado. Além disso, estas bagas têm níveis elevados de antioxidantes, o que pode ajudar a proteger o fígado do stress oxidativo e de outros problemas de saúde. Além disso, as bagas de goji podem mesmo ajudar a melhorar os olhos secos.

Outros benefícios das bagas de goji incluem o seu elevado teor de antioxidantes, aminoácidos e zinco. Embora se possa encontrar muitos antioxidantes noutros alimentos, as bagas de goji fornecem nutrientes específicos que o seu corpo necessita. Por exemplo, uma dose de 85 gramas de bagas de goji tem cerca de 16% da dose diária recomendada de vitamina C. Além disso, as bagas de goji contêm até 500 vezes mais vitamina C do que a laranja.

Os antioxidantes das bagas de goji protegem a pele dos danos dos radicais livres e são eficazes contra o desenvolvimento do cancro da pele. Além disso, verificou-se que o sumo de bagas de goji tem uma actividade antioxidante significativa quando aplicado na pele. Os antioxidantes nas bagas de goji protegem contra o stress oxidativo induzido pelos raios UV, o que pode levar à degeneração macular relacionada com o envelhecimento. Além disso, o sumo de bagas de goji ajuda a firmar a pele.

Goji reduz os níveis de glicose no sangue, ajuda a proteger o sistema imunitário e reduz o risco de infeções, constipações, e febres. É também um lanche útil e pode ser incluído em misturas de massa, aveia, iogurte, ou saladas.

Também é útil para reduzir os sinais de envelhecimento, e pensa-se que protege contra doenças neurodegenerativas relacionadas com a idade. Segundo um estudo, o sumo de bagas de goji é benéfico para o cérebro, reduzindo os sintomas de depressão e ansiedade, melhorando a digestão, e melhorando o sono.

Uma das principais características das bagas de goji é o seu elevado teor de polissacarídeos, que são fontes essenciais de fibra alimentar. Além disso, melhoram o funcionamento do sistema imunitário em ratos e aumentam a actividade antioxidante no corpo. Outro benefício notável é a sua cor vermelha alaranjada, que é atribuída ao beta-caroteno. Este antioxidante é importante para o desenvolvimento dos olhos, da pele e das células, e a baga de goji tem o mais alto teor de beta-caroteno de qualquer planta comestível. Também é conhecido por ajudar a prevenir a degeneração macular, que ocorre quando a retina central se deteriora.


Tomate

O tomate contém uma vasta gama de vitaminas e minerais, incluindo a vitamina C. Um único tomate pode fornecer até 40% da sua dose diária recomendada deste nutriente vital. É também uma boa fonte de vitamina A, que apoia a imunidade e a visão, a saúde da pele, e a saúde dos ossos. Não só contém muitos nutrientes essenciais, como também tem uma grande quantidade de potássio, o que ajuda a regular o equilíbrio dos fluidos no corpo.

Um estudo mostrou que o tomate reduz a pressão sanguínea numa quantidade significativa. Para além de baixar a tensão arterial, o tomate tem um efeito benéfico nos níveis elevados de açúcar no sangue. A ingestão elevada de tomates reduz o risco de desenvolvimento de cálculos renais, que são uma das principais causas de morte das pessoas com diabetes. Isto porque os tomates contêm níveis elevados de potássio, o que facilita a remoção de sódio extra através dos rins. Além disso, o sumo de tomate melhora os níveis de açúcar no sangue.

Os tomates também melhoram a sua pele, uma vez que contêm antioxidantes. Estudos demonstraram que o consumo de uma dieta rica em tomate aumenta a função dos glóbulos brancos, que combatem as infeções. Um estudo recente revelou que os glóbulos brancos eram menos danificados pelos radicais livres depois de fazerem uma dieta rica em tomates. Além disso, os tomates são benéficos para as mulheres grávidas, uma vez que impulsionam a formação de ossos fortes e dentes saudáveis. Além disso, a vitamina C ajuda o corpo a absorver o ferro, o que é crucial para uma absorção adequada. Recomenda-se a toma de suplementos de ferro durante a gravidez para garantir que o seu bebé esteja a receber ferro suficiente.

O consumo de tomate é também benéfico para o coração. Além de impulsionar a saúde cardiovascular, o tomate contém licopeno, que ajuda o corpo a expelir as células cancerosas. De facto, uma dieta rica em tomates reduz o risco de doenças cardíacas em 30%. Estudos têm demonstrado que o tomate pode ajudar a prevenir o cancro da próstata nos homens. Para além de terem muitos outros benefícios para a saúde, contêm muita vitamina C e vitamina A. Também se pode desfrutar destes alimentos com moderação.

O sumo de tomate tem grandes propriedades antioxidantes e pode reduzir a secura da pele. É um excelente hidratante e ajuda a pele a parecer mais fresca durante mais tempo. É também ótimo para a acne, queimaduras solares e pele baça.


Cerejas

A inflamação é um sintoma comum de muitas doenças, e uma dieta rica em frutas e vegetais é particularmente eficaz para diminuir a inflamação. As investigações indicam que as cerejas têm um efeito anti-inflamatório particularmente poderoso. De facto, 11 estudos realizados em humanos nos últimos 10 anos mostraram que as cerejas reduzem a inflamação. Para além de diminuir a inflamação, as cerejas também podem ajudar a prevenir ou tratar a gota, uma doença caracterizada por dores articulares súbitas e intensas. O sumo de cereja pode ajudar a manter um nível saudável de ácido úrico no corpo.

Além de baixar a pressão arterial, o sumo de cereja e os produtos contêm polifenóis, que são antioxidantes que protegem o corpo de certas doenças. Os monoterpenos, que conferem às cerejas o seu cheiro único, podem também inibir a multiplicação das células cancerosas. As cerejas são uma excelente fonte de energia e devem ser parte regular de uma dieta rica em plantas.

As cerejas contêm antocianinas, as substâncias responsáveis pela cor vermelha profunda das cerejas. Este composto reduz os níveis de colesterol e pode mesmo reduzir o risco de doenças cardíacas. Outro benefício das cerejas é que elas baixam o "mau" colesterol e podem prevenir certos tipos de cancro. Isto é devido às propriedades antioxidantes das antocianinas. Esta capacidade antioxidante ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, que está ligada ao envelhecimento.

As cerejas contêm uma variedade de vitaminas e minerais que são benéficos para a sua saúde. Entre as melhores é que têm baixas calorias e são ricas em vitaminas, minerais, e fibras. Para além de promover uma digestão saudável, as cerejas também podem ajudar as pessoas a perder peso. O teor de melatonina nas cerejas ajuda a regular o relógio interno do nosso corpo e a promover um bom sono. Comer cerejas antes de dormir ajuda-nos a ter uma boa noite de sono.

O sumo de cereja pode ajudar a recuperar após o exercício e combater a dor associada à artrite. Além de ser uma bebida saborosa, o sumo de cereja pode ajudá-lo a recuperar do exercício físico. Esta fruta pode também ajudá-lo a dormir melhor à noite, bem como a melhorar a sua recuperação após o exercício físico.

Outro estudo mostrou que o sumo de cereja torta ajudou os corredores a combater os danos musculares. Os corredores de maratona que beberam sumo de cereja durante o treino recuperaram mais rapidamente e experimentaram menos dores musculares. Isto sugere que o sumo de cereja pode ajudar no processo de recuperação após intensa atividade física.


Mirtilos

Entre os muitos benefícios para a saúde dos mirtilos, eles são bons para o nosso sistema digestivo. Ajudam na digestão e ajudam a manter o nosso corpo saudável, mas também podem causar reacções alérgicas. As pessoas com certos tipos de alergias ou perturbações do sistema imunitário podem ser particularmente sensíveis aos mirtilos. Nesses casos, devem consultar um médico.

Algumas pessoas podem também ter uma reação alérgica aos mirtilos, que pode causar urticária, inchaço e outros sintomas. Esta reação é geralmente inofensiva, mas pode ser perigosa se se consumir em demasia.

Os antioxidantes encontrados nos mirtilos são uma parte importante da cadeia alimentar. Evitam que os radicais livres danifiquem as membranas celulares e o ADN. Os radicais livres são prejudiciais para a nossa saúde e aumentam o nosso risco de doenças crónicas. Para além de prevenir os radicais livres, os mirtilos aumentam as defesas do nosso corpo. Estudos têm demonstrado que os mirtilos podem melhorar a nossa saúde cardiovascular e ajudar-nos a responder melhor à insulina.

O elevado conteúdo químico bioactivo dos mirtilos torna-os uma boa escolha para aqueles que são sensíveis à adição de açúcar ou querem uma dieta pobre em carboidratos. A sua doçura natural significa que podem ser adicionados aos mais variados preparados alimentares.

Além disso, contêm muitas vitaminas e minerais importantes, incluindo fibras e vitamina K. Também ajudam a melhorar a coagulação do sangue e a regular o batimento cardíaco. É importante notar que os mirtilos são de baixas calorias, mas embalam um potente ponche antioxidante.

Uma análise recente de 11 estudos mostrou que os mirtilos melhoram a memória e a função executiva em crianças e adultos com ligeira deficiência cognitiva. Estes resultados foram também observados em adultos mais velhos. Além disso, os mirtilos podem também melhorar as funções psicomotoras, que são as funções do cérebro do corpo e de outras partes.


Mangostão

O Mangostão é uma boa fonte de magnésio, que regula a função elétrica do coração. Pode também ajudar a regular a tensão arterial e as perturbações circulatórias. Além disso, contém polissacáridos, um grupo de açúcares que pode ter propriedades antibacterianas e anticancerígenas. Isto torna-o um grande alimento para pessoas que sofrem de doenças cardiovasculares ou obesidade.

Uma variedade de benefícios está associada ao elevado teor de xantonas da fruta, que são poderosos fitonutrientes com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, e anticancerígenas. As xantonas são encontradas numa variedade de frutos, incluindo o mangostão. Estudos mostram que o mangostão pode ajudar a prevenir e tratar o cancro. A fruta também contém um elevado nível de vitamina C, que é essencial para o sistema imunitário.

Embora o mangostão não esteja facilmente disponível no supermercado, pode ser comprado congelado ou sob a forma de sumo.

Para além das suas propriedades anti-inflamatórias, o mangostão tem também altos níveis de antioxidantes. O componente estrela do mangostão, Xantona, tem 20-30 vezes a atividade antioxidante da vitamina E, que é um dos antioxidantes mais poderosos da natureza. O mangostão também contém outros compostos naturais potentes, incluindo catequinas, que são cinco vezes mais potentes que a vitamina C. Estes compostos ajudam o corpo a absorver os radicais livres, reduzindo os sinais de envelhecimento.

O mangostão de fruta tropical tem uma longa história na medicina tradicional. A fruta foi em tempos trazida à rainha Vitória para que ela a provasse. Desde o século XVIII, o fruto ganhou um reconhecimento generalizado pelas suas propriedades medicinais. Contém antioxidantes e propriedades antivirais, antibacterianas e antifúngicas. Para além de ajudar a melhorar a digestão e combater doenças, também tem propriedades anti-inflamatórias. Se procura uma fruta saudável para comer, o mangostão é uma excelente escolha.


Chá de Frutos Vermelhos

Se procura uma forma orgânica e natural de desintoxicar o seu corpo, considere experimentar o chá de frutos vermelhos. O chá de frutos vermelhos é naturalmente livre de cafeína e apresenta uma cor vermelha rubi. O chá está repleto de sabores de fruta doce.

Poderá estar a perguntar-se quais são os benefícios do chá vermelho. Diz-se que tem mais de 30% mais propriedades de combate aos radicais livres do que o chá verde. Mas como é que o chá vermelho faz isso? Aqui estão algumas coisas a considerar;

O chá vermelho contém um agente antiespasmódico que pode aliviar cãibras abdominais dolorosas. Também contém antioxidantes que ativam iões de potássio no corpo, o que reduz a hiperatividade no trato gastrointestinal e pode prevenir a diarreia e outros problemas intestinais. Outro benefício do chá vermelho é as suas propriedades anti-inflamatórias, que podem tratar reacções alérgicas e perturbações gastrointestinais. Também contém conteúdo fenólico, o que pode ajudar na prevenção e tratamento de muitos problemas de pele, incluindo alergias e acne.

A sua cor única e sabor a terra tornaram-na numa das bebidas mais saudáveis alguma vez listada pela revista Time. Os seus benefícios para a saúde continuam a ser estudados em países de todo o mundo.

O seu elevado teor em vitamina C ajuda a reparar o colagénio danificado nas articulações. Contém também um flavonóide bioactivo chamado crisoeriol, que tem efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.

É servido quente ou frio, e o seu sabor é refrescante e delicioso. Para um efeito ainda mais saudável, adicione Rooibos ao chá de frutos vermelhos (se é que já não tem) porque possui um composto conhecido como quercetina. Este composto à base de plantas combate os radicais livres, reduz a dor e o desconforto da digestão, e melhora o sistema imunitário. Os investigadores acreditam que ele pode destruir agentes patogénicos que causam perturbações estomacais. Rooibos está também carregado de antioxidantes, o que o torna benéfico para o sistema imunitário. Assim, embora o sabor não seja tão intenso como as outras variedades, os benefícios são igualmente impressionantes.

O chá de frutos vermelhos com rooibos é excelente para a saúde do coração. Contém o flavonoides, que é eficaz para baixar a tensão arterial elevada e aumentar a circulação. Tem também propriedades anti-inflamatórias, baixando o mau colesterol e prevenindo a acumulação de placa bacteriana. Outro ingrediente, a aspalatina, é um antioxidante que pode ajudar a prevenir a inflamação vascular e a aterosclerose, duas das principais causas de doenças cardíacas.

Aproveite para ver

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Go up

Usamos cookies para oferecer a melhor experiência on-line. Ao aceitar concorda com uso de acordo com nossa política de cookies.

Privacy Settings saved!
Configurações de Privacidade

Quando visitas qualquer site, pode existir um registo de informações no browser geralmente em forma de cookies. Controla as preferências aqui:


Política de Cookies (UE)


Política de privacidade (UE)

Esta declaração de privacidade foi atualizada pela última vez em 20 de June, 2022 e se aplica a cidadãos e residentes legais permanentes do Espaço Econômico Europeu e Suíça.Nesta declaração de privacidade, explicamos o que fazemos com os dados que obtemos sobre você por meio de https://www.dicasfaceis.com. Recomendamos que você leia atentamente esta declaração. Em nosso processamento, cumprimos os requisitos da legislação de privacidade. Isso significa, entre outras coisas, que:
  • declaramos claramente as finalidades para as quais processamos dados pessoais. Fazemos isso por meio desta declaração de privacidade;
  • pretendemos limitar a nossa recolha de dados pessoais apenas aos dados pessoais necessários para fins legítimos;
  • primeiro solicitamos seu consentimento explícito para processar seus dados pessoais nos casos que requerem seu consentimento;
  • tomamos medidas de segurança adequadas para proteger seus dados pessoais e também exigimos isso de partes que processam dados pessoais em nosso nome;
  • respeitamos o seu direito de acessar seus dados pessoais, corrigi-los ou apagá-los, a seu pedido.
Se você tiver alguma dúvida ou quiser saber exatamente quais dados mantemos de você, entre em contato conosco.

1. Objetivo, dados e período de retenção

Podemos coletar ou receber informações pessoais para vários fins relacionados a nossas operações comerciais, que podem incluir o seguinte: (clique para expandir)

1.1 Compilando e analisando estatísticas para melhoria do site.

Para tanto, usamos os seguintes dados:
  • Localização
  • Comportamento do visitante
A base na qual podemos processar esses dados é:Mediante a concessão do consentimento.Período de retençãoRetemos esses dados até que o serviço seja encerrado.

2. Cookies

Para fornecer as melhores experiências, nós e nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias permitirá que nós e nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções. Para obter mais informações sobre essas tecnologias e parceiros, consulte nossa Política de Cookies.DicasFaceis.com participa na Estrutura de Transparência e Consentimento do IAB Europe e cumpre suas especificações e políticas. Usa a plataforma de gestão de consentimento com o número de identificação 332.Concluímos um Acordo de Processamento de dados com o Google.O Google não pode usar os dados para nenhum outro serviço do Google.A inclusão de endereços IP completos é bloqueada por nós.

3. Segurança

Estamos comprometidos com a segurança dos dados pessoais. Tomamos medidas de segurança adequadas para limitar o abuso e o acesso não autorizado aos dados pessoais. Isso garante que apenas as pessoas necessárias tenham acesso aos seus dados, que o acesso aos dados seja protegido e que nossas medidas de segurança sejam revisadas regularmente.

4. Sites de terceiros

Esta declaração de privacidade não se aplica a sites de terceiros conectados por links em nosso site. Não podemos garantir que esses terceiros manuseiem seus dados pessoais de maneira confiável ou segura. Recomendamos que você leia as declarações de privacidade desses sites antes de fazer uso deles.

5. Alterações a esta declaração de privacidade

Nós nos reservamos o direito de fazer alterações a esta declaração de privacidade. É recomendável que você consulte esta declaração de privacidade regularmente, a fim de estar ciente de quaisquer alterações. Além disso, iremos informá-lo ativamente sempre que possível.

6. Acedendo e modificando os seus dados

Se você tiver alguma dúvida ou quiser saber quais dados pessoais temos sobre você, entre em contato conosco. Você pode nos contatar usando as informações abaixo. Você tem os seguintes direitos:
  • Você tem o direito de saber por que seus dados pessoais são necessários, o que acontecerá com eles e por quanto tempo serão retidos.
  • Direito de acesso: você tem o direito de acessar seus dados pessoais que são conhecidos por nós.
  • Direito à retificação: você tem o direito de complementar, corrigir, excluir ou bloquear seus dados pessoais sempre que desejar.
  • Se nos der o seu consentimento para processar os seus dados, tem o direito de revogar esse consentimento e de ter os seus dados pessoais eliminados.
  • Direito de transferir seus dados: você tem o direito de solicitar todos os seus dados pessoais ao controlador e transferi-los integralmente para outro controlador.
  • Direito de contestar: você pode se opor ao processamento de seus dados. Cumprimos isso, a menos que haja motivos justificados para o processamento.
Certifique-se de sempre declarar claramente quem você é, para que possamos ter certeza de que não modificaremos ou excluiremos quaisquer dados da pessoa errada.

7. Enviando uma reclamação

Se não estiver satisfeito com a forma como tratamos (uma reclamação sobre) o processamento dos seus dados pessoais, tem o direito de apresentar uma reclamação à Autoridade de Proteção de Dados.

8. Detalhes do contato

DicasFaceis.comwww.DicasFaceis.comPortugalLocal na rede Internet: https://www.dicasfaceis.comE-mail: [email protected]

Anexo

Really Simple SSL

Really Simple SSL e seus complementos não processam qualquer informação pessoal, portanto, o GDPR não se aplica a estes plugins ou uso desses plugins no seu site. Pode encontrar a nossa política de privacidade aqui

Rejeitar todas
Aceitar todas