O Mangostão e os seus muitos benefícios para a saúde

O Mangostão (também conhecido como mangostim), é um fruto proveniente de um árvore com o mesmo nome, que produz um fruto comestível. As origens do consumo de mangostão são desconhecidas.

Os mangostões são nativos do sudeste asiático e do Oceano Índico. Têm sido cultivados nestas regiões tropicais durante séculos. Em meados do século XIX, o mangostão foi introduzido no Hemisfério Ocidental. O cultivo do fruto espalhou-se do Sudeste Asiático para as Caraíbas, incluindo Porto Rico, Honduras, e México

Continue a ler para saber mais sobre o mangostão e os seus muitos benefícios para a saúde.

Índice

Nutrição do Mangostão

O Mangostão é um fruto luxuriante e ligeiramente ácido com um sabor algures entre o pêssego e a laranja. Quando consumido fresco, o mangostão proporciona um sabor tropical. No sumo, o mangostão funciona bem quando misturado com maracujá, água de coco, ou sumo de pêssego. Para uma dieta mais saudável, o mangostão é também uma excelente fonte de potássio e vitamina C.

O mangostão contém nutrientes essenciais como o magnésio, que regula a função elétrica do coração. Este mineral ajuda a regular a pressão arterial e o ritmo cardíaco e pode prevenir problemas circulatórios. Além disso, a fruta contém polissacarídeos, um tipo de carboidrato encontrado no mangostão. Estes compostos têm propriedades antibacterianas e anticancerígenas. O mangostão é um delicioso e saudável petisco ou alimento que é bom para a sua saúde.

Benefícios do mangostão



Propriedades anti-inflamatórias do mangostão na diabetes

As propriedades anti-inflamatórias do fruto do mangostão estão associadas ao seu efeito benéfico na saúde e em especial na diabetes. Esta doença é caracterizada por uma sensibilidade reduzida à insulina e é muitas vezes gerida através de modificações no estilo de vida, tais como dieta e exercício. No entanto, a inflamação pode ser um fator agravante negligenciado. O mangostão liofilizado contém xantonas, o que pode ajudar a baixar os níveis de inflamação no corpo.

Mangostão ajuda com a asma

As suas propriedades anti-inflamatórias podem ser benéficas para as pessoas com asma. Tem efeitos antibacterianos e antimicrobianos. Quando aplicado topicamente, pode impulsionar o sistema imunitário. Isto pode ajudar o corpo a combater bactérias causadoras de acne e fungos. Além disso, as propriedades anti-inflamatórias do mangostão podem ajudar a aliviar o desconforto associado ao eczema. Os medicamentos para a asma também podem levar ao aumento de peso e a infeções orais e da garganta.


Mangostão ajuda ter uma pele saudável

O mangostão é um poderoso antioxidante, com mais de 160 compostos ativos no seu endocarpo e epicarpo. Os agentes anti-inflamatórios são importantes para uma pele saudável, porque os depósitos de gordura aumentam as substâncias pró-inflamatórias, que resultam em danos colaterais aos órgãos vitais. Os antioxidantes são essenciais para a manutenção da saúde e aparência da pele, pelo que a incorporação do mangostão na sua dieta é um dos melhores passos para a manutenção de uma aparência jovem.


Mangostão e a saúde oral

Outro benefício do mangostão é a sua capacidade de prevenir feridas na boca. Os investigadores acreditam que os agentes antibacterianos do mangostão podem ajudar a prevenir as feridas da boca. A doença da gengiva é também uma das principais causas da perda de dentes, pelo que, ao utilizar estes suplementos para prevenir a gengivite, ajudando assim a a manter os seus dentes saudáveis.


Mangostão ajuda na perda de peso

Um estudo recente descobriu que a ingestão de uma dieta rica em mangostão pode ajudar a promover a perda de peso e a prevenir a obesidade. O mangostão contém compostos de xantonas que podem ajudar a manter níveis saudáveis de açúcar no sangue. Num estudo de 26 semanas em mulheres obesas, estes compostos reduziram significativamente a resistência à insulina, um fator de risco para a diabetes. Além disso, a fruta contém grandes quantidades de fibras, que podem ajudar a estabilizar vários níveis fundamentais no nosso organismo.

Para além de ser rico em fibras, o mangostão é uma ajuda digestiva natural que pode ajudar a aliviar a obstipação. Também é conhecido por ajudar com problemas de diarreia e disenteria, e o pericarpo e a casca da fruta contêm pré-bióticos que são saudáveis para os intestinos. Além de ser rico em fibras alimentares, o mangostão contém pouquíssimas calorias e não contém colesterol nem gordura saturada. Esta fruta é uma excelente escolha para pessoas que estão a tentar perder peso.

O mangostão contém um elevado nível de antioxidantes. Os fito nutrientes presentes têm poderosas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, além de conter fibras solúveis e insolúveis. Estes ajudam a regular a fome e a reduzir os desejos.

Mangostão ajuda na artirte

O mangostão também é ricos em xantonas, que são compostos vegetais naturais que ajudam o corpo a combater infeções. Servem também como compostos anti-inflamatórios, reduzindo a pressão de um corpo humano stressado e aliviando o desconforto da artrite e outras condições.

Mangostão ajuda com a tensão arterial elevada

O Mangostão é altamente eficaz para tratar a tensão arterial elevada. Aumenta os níveis de energia e ajuda o corpo a combater as células gordas. Também reduz os níveis de triglicéridos, e tem demonstrado melhorar o estado do fígado. É uma forma comprovada de perder a gordura localizada no ventre. A utilização do mangostão é também uma ótima forma de manter o metabolismo e viver um estilo de vida saudável.


Mangostão como tratamento de cancro

Vários estudos procuraram identificar metabolitos secundários do mangostão, que inibem o crescimento e a migração das células HCC. Estas descobertas indicam um papel para as xantonas como potenciais agentes anticancerígenos.

Foi demonstrado que o mangostão inibe o crescimento de células cancerosas do cólon através da supressão da produção de citocinas causadoras de tumores. Esta ação inibitória foi também considerada como inibidora das vias de sinalização ERK1/2 e MAPK. Demonstrou-se também inibir a atividade de TCF/b-catenina nas células cancerígenas.

O mangostão é uma grande fonte de fito nutrientes bioativos. Estes fito nutrientes têm efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes, e anticancerígenos. Em particular, os polifenóis e as antocianinas podem ajudar a destruir as células tumorais e parar o crescimento de células cancerígenas. Estes fito nutrientes também suprimem a formação de tecidos malignos em muitos órgãos vitais, incluindo o fígado e a mama.


Mangostão ajuda com as alergias

Um estudo realizado em 2020 comparou o conteúdo antioxidante de um extrato de mangostão com um placebo. Os investigadores descobriram que o extrato à base de mangostão tinha níveis de antioxidantes 15% mais elevados na corrente sanguínea daqueles que não o consumiam. O teor de antioxidante de um extrato de mangostão também impulsionou o sistema imunitário do organismo, um processo necessário para que o organismo eliminasse as partículas estranhas. O resultado foi que o mangostão é um poderoso anta alergénio.


Benefícios do mangostão na depressão

A investigação sobre o mangostão também demonstrou efeitos positivos sobre a depressão. Um estudo realizado por Chang et al. comparou o extrato de mangostão com placebo em humanos e mostrou que o medicamento reduziu a depressão e melhorou a fadiga mental. Os resultados do estudo sugerem que o mangostão também pode ser eficaz em défices relacionados com o humor em pessoas com esquizofrenia.


Mangostão é fácil de comer

O mangostão pode ser encontrado em sumo ou num suplemento em pó. Para cortar um mangostão, basta colocar o fruto na palma da mão. O caule da flor deve estar na parte superior. Aplicar suavemente pressão sobre o fruto até que a pele se abra. Pode então cortar à volta da casca do mangostão, tendo o cuidado de não cortar através dos segmentos. Se quiser consumir o mangostão de forma saudável, experimente comer o fruto cru, ou adicioná-lo às saladas de frutos tropicais.

O mangostão é deliciosos, fresco ou cozinhado, e fazem excelentes adições a saladas e smoothies.


Como conservar o mangostão?

Ao contrário de outras frutas tropicais, os mangostões não se estragam facilmente, mas há algumas coisas que deve fazer para prolongar a sua vida útil. Mantenha os mangostões no frigorífico, e conseguem ser preservados durante várias semanas após a sua compra, dependendo do quão maduro o comprou. No frigorífico, eles manterão a sua composição e aroma máximos durante o maior tempo possível. Tenha em mente que os xaropes e concentrados de mangostão não são medicamentos mas a maioria requer um local fresco.


Contra indicações do mangostão

Embora as propriedades antioxidantes do mangostão façam dele um suplemento popular, é também importante lembrar que pode interagir com outros medicamentos e suplementos. Certos medicamentos quimioterápicos e anti-histamínicos podem interagir com o mangostão. As mulheres grávidas e lactantes devem consultar o seu médico antes de tomarem qualquer suplemento que contenha mangostão. O mangostão também é conhecido por interagir com quimioterapia, radioterapia, e outros medicamentos.


Como plantar mangostão?

Para cultivar mangostão no seu quintal, siga estas dicas fáceis;

  • Coloque um recipiente em pleno sol. Regue a planta uma vez por semana.
  • Semeie as sementes no início da primavera.
  • Pode comprar as sementes do mangostão localmente ou online.
  • Para iniciar a sua própria planta, embrulhe as sementes em toalhas de papel e guarde-as no frigorífico durante cerca de três dias. Depois disso, mergulhe as sementes em água limpa durante pelo menos 24 horas. Deve plantar as sementes num vaso com drenagem adequada.
  • Colocar o vaso num local ensolarado que receba 12 horas de sol por dia.
  • A árvore do mangostão cresce até 15 metros de altura e requer alta humidade.
  • A sua folhagem começa na cor da rosa e gradualmente transita para o verde escuro.
  • Quando adulta, produz anualmente uma ou duas centenas de frutos, mas apenas uma pequena percentagem destes frutos cresce na árvore nos seus primeiros anos.
  • Cultivar uma árvore de mangostão pode levar até 8 a 15 anos.

O mangostão é uma árvore dióica e necessita de elevada humidade atmosférica. As árvores que se encontram severamente em stress de seca podem, inicialmente crescer, mas os seus frutos irão diminuir de tamanho ou até mesmo desaparecerem. É importante escolher cuidadosamente um local que forneça humidade adequada para esta árvore.



Aproveite para ver

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Go up

Usamos cookies para oferecer a melhor experiência on-line. Ao aceitar concorda com uso de acordo com nossa política de cookies.

Privacy Settings saved!
Configurações de Privacidade

Quando visitas qualquer site, pode existir um registo de informações no browser geralmente em forma de cookies. Controla as preferências aqui:


Política de Cookies (UE)


Política de privacidade (UE)

Esta declaração de privacidade foi atualizada pela última vez em 20 de June, 2022 e se aplica a cidadãos e residentes legais permanentes do Espaço Econômico Europeu e Suíça.Nesta declaração de privacidade, explicamos o que fazemos com os dados que obtemos sobre você por meio de https://www.dicasfaceis.com. Recomendamos que você leia atentamente esta declaração. Em nosso processamento, cumprimos os requisitos da legislação de privacidade. Isso significa, entre outras coisas, que:
  • declaramos claramente as finalidades para as quais processamos dados pessoais. Fazemos isso por meio desta declaração de privacidade;
  • pretendemos limitar a nossa recolha de dados pessoais apenas aos dados pessoais necessários para fins legítimos;
  • primeiro solicitamos seu consentimento explícito para processar seus dados pessoais nos casos que requerem seu consentimento;
  • tomamos medidas de segurança adequadas para proteger seus dados pessoais e também exigimos isso de partes que processam dados pessoais em nosso nome;
  • respeitamos o seu direito de acessar seus dados pessoais, corrigi-los ou apagá-los, a seu pedido.
Se você tiver alguma dúvida ou quiser saber exatamente quais dados mantemos de você, entre em contato conosco.

1. Objetivo, dados e período de retenção

Podemos coletar ou receber informações pessoais para vários fins relacionados a nossas operações comerciais, que podem incluir o seguinte: (clique para expandir)

1.1 Compilando e analisando estatísticas para melhoria do site.

Para tanto, usamos os seguintes dados:
  • Localização
  • Comportamento do visitante
A base na qual podemos processar esses dados é:Mediante a concessão do consentimento.Período de retençãoRetemos esses dados até que o serviço seja encerrado.

2. Cookies

Para fornecer as melhores experiências, nós e nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias permitirá que nós e nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções. Para obter mais informações sobre essas tecnologias e parceiros, consulte nossa Política de Cookies.DicasFaceis.com participa na Estrutura de Transparência e Consentimento do IAB Europe e cumpre suas especificações e políticas. Usa a plataforma de gestão de consentimento com o número de identificação 332.Concluímos um Acordo de Processamento de dados com o Google.O Google não pode usar os dados para nenhum outro serviço do Google.A inclusão de endereços IP completos é bloqueada por nós.

3. Segurança

Estamos comprometidos com a segurança dos dados pessoais. Tomamos medidas de segurança adequadas para limitar o abuso e o acesso não autorizado aos dados pessoais. Isso garante que apenas as pessoas necessárias tenham acesso aos seus dados, que o acesso aos dados seja protegido e que nossas medidas de segurança sejam revisadas regularmente.

4. Sites de terceiros

Esta declaração de privacidade não se aplica a sites de terceiros conectados por links em nosso site. Não podemos garantir que esses terceiros manuseiem seus dados pessoais de maneira confiável ou segura. Recomendamos que você leia as declarações de privacidade desses sites antes de fazer uso deles.

5. Alterações a esta declaração de privacidade

Nós nos reservamos o direito de fazer alterações a esta declaração de privacidade. É recomendável que você consulte esta declaração de privacidade regularmente, a fim de estar ciente de quaisquer alterações. Além disso, iremos informá-lo ativamente sempre que possível.

6. Acedendo e modificando os seus dados

Se você tiver alguma dúvida ou quiser saber quais dados pessoais temos sobre você, entre em contato conosco. Você pode nos contatar usando as informações abaixo. Você tem os seguintes direitos:
  • Você tem o direito de saber por que seus dados pessoais são necessários, o que acontecerá com eles e por quanto tempo serão retidos.
  • Direito de acesso: você tem o direito de acessar seus dados pessoais que são conhecidos por nós.
  • Direito à retificação: você tem o direito de complementar, corrigir, excluir ou bloquear seus dados pessoais sempre que desejar.
  • Se nos der o seu consentimento para processar os seus dados, tem o direito de revogar esse consentimento e de ter os seus dados pessoais eliminados.
  • Direito de transferir seus dados: você tem o direito de solicitar todos os seus dados pessoais ao controlador e transferi-los integralmente para outro controlador.
  • Direito de contestar: você pode se opor ao processamento de seus dados. Cumprimos isso, a menos que haja motivos justificados para o processamento.
Certifique-se de sempre declarar claramente quem você é, para que possamos ter certeza de que não modificaremos ou excluiremos quaisquer dados da pessoa errada.

7. Enviando uma reclamação

Se não estiver satisfeito com a forma como tratamos (uma reclamação sobre) o processamento dos seus dados pessoais, tem o direito de apresentar uma reclamação à Autoridade de Proteção de Dados.

8. Detalhes do contato

DicasFaceis.comwww.DicasFaceis.comPortugalLocal na rede Internet: https://www.dicasfaceis.comE-mail: [email protected]

Anexo

Really Simple SSL

Really Simple SSL e seus complementos não processam qualquer informação pessoal, portanto, o GDPR não se aplica a estes plugins ou uso desses plugins no seu site. Pode encontrar a nossa política de privacidade aqui

Rejeitar todas
Aceitar todas