Miso - O que é este delicioso condimento e como usar?

Miso (também conhecido como Missô) é um condimento japonês deliciosamente único, uma pasta salgada feita de soja fermentada. É feito através da inoculação de grãos de soja com o fungo koji, um tipo de fungo cultivado a partir de grãos. O fungo koji contém enzimas que decompõem os grãos de soja em ácidos gordos, aminoácidos, e açúcares simples. O miso é tipicamente envelhecido durante várias semanas ou meses. O tempo e as condições de fermentação determinam o sabor.

A chave para um bom miso é a utilização dos ingredientes certos. O miso branco, por exemplo, é feito de arroz, cevada, e soja. Esta combinação de ingredientes resulta num sabor umami doce e leve. O sabor do miso é complexo e depende fortemente da atividade enzimática dos microrganismos. Estes organismos consomem os grãos de soja e o arroz para produzir uma variedade de compostos.

O processo de fermentação produz o sabor umami. Isto é atribuído à capacidade da soja de se decompor em aminoácidos. No entanto, a proteína de soja contém uma quantidade substancial de glutamato, uma substância que é conhecida como glutamato monossódico. Embora este seja um aditivo alimentar comum, a pasta de miso é rica em aminoácidos e produtos de fermentação. Além disso, é versátil o suficiente para ser utilizada em muitos pratos diferentes.

Índice

Benefícios do miso

Para além de ser um delicioso condimento à base de plantas, o miso tem muitos benefícios para a saúde. Reduz o risco de diabetes tipo 2, doenças cardíacas, e até mesmo cancro. Estudos mostram que o miso estimula a atividade de boas bactérias no intestino, promovendo assim uma microbiana intestinal saudável. Miso também baixa a pressão arterial, que é uma das suas utilizações mais populares.

Miso é um alimento muito saudável que é também uma boa fonte de zinco, antioxidantes, vitamina K, fósforo, proteínas, fibras, e ácidos gordos ómega-3.

Contém microrganismos benéficos, conhecidos como probióticos, que ajudam o seu processo digestivo. É um condimento perfeito para aqueles que querem incorporar alimentos mais saudáveis na sua dieta. Se procura uma forma saudável, deliciosa e conveniente de aumentar a sua ingestão de proteínas e fibras, então o miso é o complemento perfeito para a sua lista de compras.


História do miso

A história remonta à cerca de 2.000 anos atrás. Embora não exista qualquer prova documental da sua criação, acredita-se que tenha tido origem no antigo continente chinês. Mais tarde foi cultivada em mosteiros e tornou-se um artigo de luxo.

Miso chegou pela primeira vez ao Japão através de monges budistas, no século VII. A comida tornou-se rapidamente um luxo para as classes altas, e o condimento foi usado como moeda de troca para pagar aos funcionários governamentais. À medida que a produção de soja aumentou no período Muromachi, os chefes começaram a experimentar novas formas de incorporar o miso nos pratos. Desenvolveram novos molhos, sopas, e molhos que incluíam miso nos mesmos.

No final do século XVI, a produção de miso começou a aumentar dramaticamente e espalhou-se por várias partes do mundo.


Como usar miso

Muitos pratos japoneses apelam ao miso como condimento. Este molho de soja fermentado é um alimento básico na cozinha e pode ser usado em molhos para saladas, marinadas, e produtos cozinhados. Feito a partir de grãos de soja e arroz, é versátil e cheio de nutrientes. Tem um sabor salgado distinto e é frequentemente utilizado para substituir o sal de mesa.

Quando usado como um condimento de mesa, o miso combina bem com vegetais. Pode ser usado como cobertura para salmão e bife, ou como recheio para wraps. Também combina bem com lacticínios. Os hambúrgueres e as sandes de queijo grelhado são dois exemplos de como utilizar o miso. Também se pode usar miso como molho para vegetais crus, tais como espargos. A miso é uma adição incrível a qualquer prato.

Um tipo popular de miso é o vermelho, contendo mais soja e mais sal. O miso vermelho é tradicionalmente feito no verão e tem um sabor mais suave, enquanto a variedade mais escura tem mais sal e sabores pungentes. A miso pode ser misturada para criar sabores diferentes para pratos diferentes. As pastas de miso mais claras funcionam bem em molhos para salada, enquanto as variedades mais escuras são mais adequadas para guisados mais saborosos. Mas, seja qual for a sua utilização, não deixe de a apreciar!

Como o miso é nutritivo por si só, pode ser melhorado com vegetais e outros ingredientes. Os japoneses prestam tradicionalmente muita atenção à sua saúde nas suas dietas diárias. Devido a isto, usam frequentemente ingredientes sazonais que têm propriedades saudáveis. Por exemplo, vegetais do tipo cabaça são excelentes para arrefecer o corpo durante o Verão, enquanto vegetais de raiz mantêm o corpo quente durante os meses frios de Inverno. Outra adição popular ao miso é o tofu, que é rico em proteínas e encarna os delicados gostos japoneses.


Como é feito miso?

Miso é um condimento japonês e uma forma tradicional de temperar pratos. É feito a partir de grãos de soja e koji, um tipo de bolor. Ambos ocorrem naturalmente e são utilizados para criar molho de soja, saquê, e outras iguarias fermentadas. Miso não é apenas utilizado na cozinha japonesa, mas pode ser adicionado a uma variedade de alimentos, incluindo pratos não asiáticos. O processo de confeção de miso é relativamente simples, e esta pasta pode durar desde algumas semanas a vários anos.

Devido ao conteúdo de umami e sal, o miso é utilizado para melhorar os pratos. A sua cor varia do bronzeado ao castanho e pode ser comprada em frascos ou banheiras. Existem variedades de miso claras e escuras.

Ao contrário da maioria dos condimentos, o miso pode ser conservado até uma semana no frigorífico. Pode tornar-se mais escura com o tempo, mas o sabor permanece o mesmo. Se tiver restos de miso, pode adicioná-lo às sopas ou utilizá-lo como marinada. O ingrediente versátil é um excelente complemento para muitos alimentos, incluindo peixe, vegetais e pratos de massa de frango. Pode também adaptá-lo para fazer um miso de massa de galinha ou kimchi e pratos de ovos.

Embora o miso seja geralmente feito durante os meses de Verão, o processo de preparação é melhor feito durante os meses mais frios de Inverno. No Japão, a melhor época para fazer miso é nos finais de Janeiro e Fevereiro. A miso feito durante os meses de Inverno amadurece durante cerca de 4 meses, e está normalmente pronto para consumo em Outubro ou Novembro. O miso feita durante os meses de Verão requer pelo menos um ano para amadurecer. Também pode ser apreciada em qualquer altura do ano, mas deve ser armazenada no frigorífico para preservar a sua frescura.

A produção tradicional de miso é um processo lento e pode demorar meses, ou mesmo anos, para atingir o seu sabor e textura únicos. Esta pasta de soja fermentada é feita usando várias concentrações de grãos e sal, resultando numa variedade de cores e sabores. O sabor da miso é rico, saboroso e, por vezes, doce.


Tipos de miso

Há muitos tipos de miso, demais para contar. Por exemplo, em cada zona administrativa do Japão há miso de especialidade que tem um sabor único para cada tipo.

Talvez numa definição mais geral, possamos dividir;

Por cor: miso branco, miso vermelho, miso de cor clara

Por sabor: Miso doce (ama miso), miso salgado (karakuchi miso), e miso doce (amakuchi miso)

Por koji utilizado: miso feito com koji de arroz, koji de cevada, koji de soja

Por textura: Chunky miso, smooth miso

Por método de fermentação: Fermentação natural e fermentação rápida


Receitas com miso

Frango grelhado com miso

Ingredientes

  • 4 peitos de frango
  • 1 colher de chá de molho de gengibre ou em pó
  • 2 alho de dentes
  • 1 colher de chá de gengibre ralado
  • 2 colheres de chá de miso a gosto
  • 1 colheres de sopa de óleo com sabor neutro (vegetal, farelo de arroz, canola, etc.)
  • 1 colheres de sopa de molho de soja
  • 1 colher de chá de pasta de chili

Instruções

Misturar todos os ingredientes exceto o frango para fazer o molho numa tigela.
Colocar os peitos de frango num grande saco de plástico zipado e adicionar o molho. Esfregue a marinada na carne até ficar uniformemente revestida. Selar o saco e marinar durante pelo menos 2-3 horas no frigorífico.
Colocar os peitos de frango na grelha quente (pode colocar um spray culinário para não colar), e grelhar os peitos até estarem cozinhados, cerca de 4 minutos por lado.
Transferir o frango para pratos e servir com arroz estufado ou salada a gosto.

Salmão com miso e puré de batata doce

Ingredientes

  • 2 tranches de salmão
  • 1 batata doce grande
  • 1 colher de sopa de óleo de coco
  • 2 colheres de leite de coco
  • 1 alho
  • 2 colheres de chá de pasta de miso a gosto
  • 1 colher de chá de gengibre moído
  • 1 colher de chá de sumo de lima
  • pimenta preta a gosto

Instruções

Colocar pedaços de batata doce descascada numa panela grande. Adicionar água e deixar ferver até que as batatas estejam tenras.
Entretanto, aquecer o óleo de coco numa frigideira em temperatura média-alta. Uma vez quente, colocar a pele de salmão virado para baixo e deixar cozinhar durante cerca de 4-6 min, dependendo da espessura. Virar o salmão e desligar o calor, permitindo cozinhar durante mais 2 mins. Retirar da frigideira e reservar.
Na mesma frigideira, adicionar alho picado e saltear durante 2 min. até ficar dourado e perfumado.
Adicionar leite de coco, pasta de miso, gengibre e sumo de lima à frigideira. Cozinhar durante cerca de 5 minutos, mexendo continuamente até que o miso se quebre e o molho fique liso.
A esta altura, as batatas já devem estar prontas. Temperar com sal + pimenta, depois triturar fazendo um puré de batata.
Sirva o puré de batata-doce seguido de salmão e molho por cima. Sinta-se à vontade para decorar com salsa fresca e mais pimenta preta. Desfrute!

Sopa de miso

Ingredientes

  • 300 gramas cogumelos enoki frescos (pode usar outros)
  • 1 cebola média, picada
  • 2 dentes de alho, picados
  • 1 colher de chá de raiz de gengibre fresco
  • 1 colher de sopa de óleo de canola
  • 4 chávenas de água
  • 1/4 chávena de pasta miso
  • 300 gramas de tofu firme a gosto cortado em cubos
  • Cebola verde cortada em fatias finas

Instruções

Comece por preparar os seus legumes. Corte os cogumelos em fatias, pique a cebola e picar o alho e a raiz de gengibre. Depois, num tacho ou frigideira combine os legumes e o óleo, e refogue até ficar tenro.

Quando os legumes estiverem tenros, adicionar a água e a pasta de miso. Levar a mistura a ferver.

Secar com uma toalha de papel o tofu. Cortar o tofu em cubos e adicioná-los à sopa. Cozinhar durante 6 minutos.

Colocar a sopa em tigelas e guarnecer com as cebolas verdes.

A sopa de miso tem benefícios?

Além de ser deliciosa, a sopa Miso tem muitos benefícios nutricionais. Miso é utilizada há séculos nas culturas asiáticas como probiótica para fortalecer o sistema imunitário, baixar o mau colesterol e fornecer vitaminas B12 benéficas. Miso também contém todos os 20 aminoácidos essenciais, tornando-o uma proteína completa, e é abundante em antioxidantes.


Onde comprar miso?

Miso começa a estar facilmente disponível, inclusivamente nos hipermercados e supermercados. Na secção de culinária do mundo, verá que na zona da Ásia terá lá miso e provavelmente de vários tipos. Soluções como comprar miso no celeiro ou lojas online especializadas (ou não) são sempre uma garantia de stock.

Aproveite para ver

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Go up

Usamos cookies para oferecer a melhor experiência on-line. Ao aceitar concorda com uso de acordo com nossa política de cookies.

Privacy Settings saved!
Configurações de Privacidade

Quando visitas qualquer site, pode existir um registo de informações no browser geralmente em forma de cookies. Controla as preferências aqui:


Política de Cookies (UE)


Política de privacidade (UE)

Esta declaração de privacidade foi atualizada pela última vez em 20 de June, 2022 e se aplica a cidadãos e residentes legais permanentes do Espaço Econômico Europeu e Suíça.Nesta declaração de privacidade, explicamos o que fazemos com os dados que obtemos sobre você por meio de https://www.dicasfaceis.com. Recomendamos que você leia atentamente esta declaração. Em nosso processamento, cumprimos os requisitos da legislação de privacidade. Isso significa, entre outras coisas, que:
  • declaramos claramente as finalidades para as quais processamos dados pessoais. Fazemos isso por meio desta declaração de privacidade;
  • pretendemos limitar a nossa recolha de dados pessoais apenas aos dados pessoais necessários para fins legítimos;
  • primeiro solicitamos seu consentimento explícito para processar seus dados pessoais nos casos que requerem seu consentimento;
  • tomamos medidas de segurança adequadas para proteger seus dados pessoais e também exigimos isso de partes que processam dados pessoais em nosso nome;
  • respeitamos o seu direito de acessar seus dados pessoais, corrigi-los ou apagá-los, a seu pedido.
Se você tiver alguma dúvida ou quiser saber exatamente quais dados mantemos de você, entre em contato conosco.

1. Objetivo, dados e período de retenção

Podemos coletar ou receber informações pessoais para vários fins relacionados a nossas operações comerciais, que podem incluir o seguinte: (clique para expandir)

1.1 Compilando e analisando estatísticas para melhoria do site.

Para tanto, usamos os seguintes dados:
  • Localização
  • Comportamento do visitante
A base na qual podemos processar esses dados é:Mediante a concessão do consentimento.Período de retençãoRetemos esses dados até que o serviço seja encerrado.

2. Cookies

Para fornecer as melhores experiências, nós e nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias permitirá que nós e nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções. Para obter mais informações sobre essas tecnologias e parceiros, consulte nossa Política de Cookies.DicasFaceis.com participa na Estrutura de Transparência e Consentimento do IAB Europe e cumpre suas especificações e políticas. Usa a plataforma de gestão de consentimento com o número de identificação 332.Concluímos um Acordo de Processamento de dados com o Google.O Google não pode usar os dados para nenhum outro serviço do Google.A inclusão de endereços IP completos é bloqueada por nós.

3. Segurança

Estamos comprometidos com a segurança dos dados pessoais. Tomamos medidas de segurança adequadas para limitar o abuso e o acesso não autorizado aos dados pessoais. Isso garante que apenas as pessoas necessárias tenham acesso aos seus dados, que o acesso aos dados seja protegido e que nossas medidas de segurança sejam revisadas regularmente.

4. Sites de terceiros

Esta declaração de privacidade não se aplica a sites de terceiros conectados por links em nosso site. Não podemos garantir que esses terceiros manuseiem seus dados pessoais de maneira confiável ou segura. Recomendamos que você leia as declarações de privacidade desses sites antes de fazer uso deles.

5. Alterações a esta declaração de privacidade

Nós nos reservamos o direito de fazer alterações a esta declaração de privacidade. É recomendável que você consulte esta declaração de privacidade regularmente, a fim de estar ciente de quaisquer alterações. Além disso, iremos informá-lo ativamente sempre que possível.

6. Acedendo e modificando os seus dados

Se você tiver alguma dúvida ou quiser saber quais dados pessoais temos sobre você, entre em contato conosco. Você pode nos contatar usando as informações abaixo. Você tem os seguintes direitos:
  • Você tem o direito de saber por que seus dados pessoais são necessários, o que acontecerá com eles e por quanto tempo serão retidos.
  • Direito de acesso: você tem o direito de acessar seus dados pessoais que são conhecidos por nós.
  • Direito à retificação: você tem o direito de complementar, corrigir, excluir ou bloquear seus dados pessoais sempre que desejar.
  • Se nos der o seu consentimento para processar os seus dados, tem o direito de revogar esse consentimento e de ter os seus dados pessoais eliminados.
  • Direito de transferir seus dados: você tem o direito de solicitar todos os seus dados pessoais ao controlador e transferi-los integralmente para outro controlador.
  • Direito de contestar: você pode se opor ao processamento de seus dados. Cumprimos isso, a menos que haja motivos justificados para o processamento.
Certifique-se de sempre declarar claramente quem você é, para que possamos ter certeza de que não modificaremos ou excluiremos quaisquer dados da pessoa errada.

7. Enviando uma reclamação

Se não estiver satisfeito com a forma como tratamos (uma reclamação sobre) o processamento dos seus dados pessoais, tem o direito de apresentar uma reclamação à Autoridade de Proteção de Dados.

8. Detalhes do contato

DicasFaceis.comwww.DicasFaceis.comPortugalLocal na rede Internet: https://www.dicasfaceis.comE-mail: [email protected]

Anexo

Really Simple SSL

Really Simple SSL e seus complementos não processam qualquer informação pessoal, portanto, o GDPR não se aplica a estes plugins ou uso desses plugins no seu site. Pode encontrar a nossa política de privacidade aqui

Rejeitar todas
Aceitar todas