
As pessoas precisam de uma pausa de vez em quando. Entre o tempo de doença, o tempo de férias/remunerado, e as férias, não importa o que nos é dado como empregados. Por vezes o nosso corpo e mente precisam apenas de uma pausa, por mais pequena que seja.
A entidade empregadora é frequentemente compreensiva quando os seus contratados faltam ao trabalho devido a uma emergência ou acidente inesperado. Por outro lado, podem não ser tão compreensivos quando começam a tirar férias ao acaso, especialmente se isso ocorrer numa base de rotina.
As seguintes desculpas credíveis são geralmente razões legítimas que normalmente são aceites. Cada caso é um caso, e o melhor é sempre fazer uma adaptação à realidade;
13 desculpas credíveis para faltar ao trabalho
1. Acidente de automóvel
Os acidentes são acontecimentos inesperados e normalmente qualificam-se como pedidos legítimos de licença súbita, especialmente se estiverem envolvidos feridos graves. Na maioria dos casos, os chefes dar-lhe-ão tempo para cuidar do bem-estar do seu cônjuge, filho ou outro ente querido dependente, juntamente com tempo para tratar de quaisquer detalhes associados às consequências de um acidente. Sabia que em 2021 existiram mais de 29.000 acidentes de viação com vítimas só em Portugal?
2. Doença pessoal
As doenças pessoais, especialmente os tipos contagiosos, são quase sempre uma desculpa válida para tirar tempo de folga do trabalho. Os empregadores não querem encontrar-se com uma doença que se espalha pelo local de trabalho, porque isto afeta seriamente as operações e a produtividade. Se forem necessários mais de dois dias para recuperar, estar preparado, pois alguns empregadores exigem uma baixa médica. Os empregadores têm normalmente uma política definida sobre quantos dias de doença são utilizados antes de se solicitar um atestado médico.
3. Doença dos filhos
Muitos patrões são pais e compreendem a urgência da necessidade de estar presente para uma criança. Se tiver de ausentar-se do trabalho para tratar da doença do seu filho, muitos empregadores permitem-no. No entanto, há alguns patrões que não são tão simpáticos e só permitem uma certa quantidade de tempo por ano para que os empregados o utilizem neste tipo de situações. A forma como o escolher é da sua responsabilidade. Outros empregadores podem designar licenças médicas ou pessoais que podem ser utilizadas em certos tipos de situações de doença para crianças.
4. Inundação

Um problema que já aconteceu a muitas pessoas e que de alguma forma irá poder sempre acontecer é uma inundação. Não é só o facto de termos de esperar que algum técnico venha de urgência reparar esta situação, como também temos que cuidar dos nossos bens materiais que poderão ficar molhados, como sofás, mesas, cadeiras, eletrodomésticos, tapetes, roupeiros, entre muitos outros. Mas como só o podemos fazer depois do técnico chegar, são situações que demoram muitas horas a resolver, impossibilitando muitas vezes a ida ao trabalho.
5. Intoxicação alimentar.
Esta é uma desculpa eficaz porque quase todos se podem relacionar com uma experiência de intoxicação alimentar. É embaraçoso, desagradável, e não é o tipo de coisa que levanta muitas questões de seguimento. Absolutamente perfeito para uma desculpa de última hora para chamar ao trabalho.
6. Menstruação
Por falar em desculpas que não geram muitas perguntas de seguimento, a menstruação é uma razão muito boa para a falta de trabalho em cima da hora.
7. Dar sangue

De acordo com a lei n.º37/2012 de 27 de agosto, relativamente aos direitos e deveres do dador se sangue, estes incluem a ausência das suas atividades profissionais a fim de dar sangue, pelo tempo que é necessário para o efeito, sem quaisquer perdas de direitos ou regalias.
Não é obviamente uma desculpa para faltar o dia todo ao trabalho, e se já é dador de sangue provavelmente já saberia desta lei, contudo é sempre um conhecimento relativamente a faltas de trabalho.
8. Fogo
Esta desculpa é em muito semelhante à inundação, com a diferença que pode ser muito mais facilmente publicamente detetável, principalmente se morar perto do seu emprego ou do quartel dos bombeiros.
9. Situações do momento
Existem momentos do ano ou até mesmo da nossa vida que são pontuais. Essas situações são sempre uma boa desculpa para faltar ao trabalho porque não corre o risco de voltar a repetir. Estamos a falar de momentos diversificados como imprevistos nos preparativos para casamento, doença viral que esteja reconhecidamente a afetar a sua localidade como a gripe ou até mesmo pandemias como a Covid-19.
10. Apoio a familiar
É uma realidade que muitos de nós temos alguém na família que precisa de muita ajuda ou até mesmo permanente presença. Contudo, mesmo que não estejamos responsáveis permanentes por essa pessoa, uma emergência pode acontecer e sermos quem está mais perto de forma a chegar mais rápido para ajudar ou resolver situações mais complicadas.
11. Cuidar do animal de estimação

Os animais de estimação também dão bons motivos para faltar ao trabalho, mas isto não é uma desculpa que se deva usar regularmente. Mesmo assim, se usado apenas uma vez, pode constituir uma boa razão para faltar ao trabalho.
Para usar esta desculpa, basta dizer ao seu empregador que o seu animal de estimação não se está a sentir bem e que vai precisar de ir a uma consulta de emergência com o veterinário ou ficar com ele enquanto lhe dá medicação.
12. Tempestades
Caso o tempo esteja realmente mau, como rajadas de ventos extremas, ciclones, é uma ajuda para uma boa desculpa. Desde garagens bloqueadas até telhados que levantaram, as possibilidades são muitas para relatar um possível incidente que tenha provavelmente acontecido.
13. Fuga de Gás
Uma fuga de gás é sempre uma situação perigosíssima. Pode provocar danos estruturais, ferimentos e até mesmo mortes. Por isso, todas as atenções passam a estar centradas em resolver esta situação. O trabalho terá que esperar.
14. Razões alheias
Todos nós temos vidas diferentes e isso resulta em atividades diferentes do nosso dia a dia. Adaptar uma desculpa para faltar ao trabalho, com a nossa realidade pode ser um caminho a explorar. Um dos exemplos é de quem tem um filho bebé (em que todos no emprego sabem) e costuma deixar com uma baby-sitter. Contudo, nesse dia a baby-sitter faltou e agora à ultima da hora ficou sem ninguém para tomar conta do seu mais novo. É uma desculpa resultante de ações alheias a si.
Como reportar as faltas de trabalho

O motivo é igualmente importante como a forma de transmitir o motivo. Como sempre, há algumas regras a seguir:
- Não minta; uma destas razões deve funcionar para si.
- Não estrague o dia dos seus colegas de trabalho: chamar num dia em que sabe que as coisas estão mal e que a sua empresa tem pouco pessoal não vai fazer de si o colega de trabalho mais popular.
- Não dê demasiados pormenores: demasiados pormenores por detrás da sua desculpa é suspeito.
- Não falsificar o choro.
- Contacte as partes apropriadas: informe o seu gestor, chefe ou RH com a maior antecedência possível.
- Seja autêntico: não há problema em dizer que se sente mal em telefonar.
- Forneça documentação: se puder, dê provas onde é devido.
- Não o esfregue: os seus colegas de trabalho não ficarão entusiasmados por a sua enxaqueca envolver uma pedicura e uma massagem enquanto lidam com a apresentação que não quis apresentar.
- Confirme: certifique-se de que a sua ausência foi reconhecida e confirmada.
- Evite as más desculpas: esta é evidente, não diga algo elaborado como se pensasse que ganhou a lotaria, não consegue parar de soluçar, não conseguia dormir… você sabe.
- Esteja fora das redes sociais. Tudo é monitorizado e pode correr mal.
- Mantenha tudo o mais simples possível.
No seu tempo livre, poderá aproveitar para ver alguns dos melhores filmes de comédia franceses.
Mensagens para justificar ausências ao trabalho
Piores desculpas para faltar ao trabalho

Pode estar aqui para ver se a sua desculpa para faltar ao trabalho é válida ou se há algumas desculpas que não deve usar. Se for este o caso, consulte esta lista das piores desculpas para o trabalho. Estas são algumas desculpas que são geralmente consideradas pouco profissionais e que podem até fazer com que seja despedido:
Sentir-se cansado
Se se sentir cansado devido a uma doença ou uma situação de emergência, deve explicar estas circunstâncias ao seu chefe, pois isso é obviamente um pouco diferente. No entanto, se simplesmente se deitar tarde ou se sentir grogue, isso não é uma razão válida ou profissional para faltar ao trabalho.
Ressaca
Nunca diga ao seu patrão que está demasiado ressacado para ir trabalhar, por muito “fixes” que pareçam. Sabia que tinha trabalho no dia seguinte, e aceitou a aposta. E perdeu essa aposta, infelizmente, mas ainda tem de ir trabalhar. Se estiver realmente incapacitado, ligue com uma gripe estomacal, e talvez faça algumas escolhas diferentes da próxima vez.
Falta de planeamento
As emergências e os erros são compreensíveis, e acontecem a todos. No entanto, se se deparar sempre com emergências de despertador, carro, ou babysitter, o seu empregador irá vê-lo como um trabalhador pouco fiável.
“Não se sinta como tal”
Não é provável que tenha a ousadia de telefonar e dizer que não lhe apetece vir trabalhar hoje, mas qualquer razão que, em última análise, se traduza em “não me apetece” é questionável. Se estiver insatisfeito com o seu trabalho, talvez seja altura de considerar encontrar um novo ou discutir a mudança da sua carga de trabalho.
Esqueci-me
A menos que seja um adolescente que acabou de ser contratado no seu primeiro emprego em part-time, não vir trabalhar (e, naturalmente, não ligar) porque se esqueceu que estava marcado, vai fazer com que seja despedido. Mantenha-se a par da sua agenda e ligue sempre se vai faltar ao trabalho.
[…] Os bungalows sobre água são um tipo de alojamento de luxo e oferecem acesso direto à água. Situam-se frequentemente na lagoa e apresentam painéis de vidro no chão, um ventilador de teto e instalações de café/chá. Estes bungalows muitas vezes oferecem vistas espetaculares da lagoa e do Monte Otemanu. O bungalow sobre a água em Le Meridien é o maior da ilha. Alguns bungalows oferecem um sofá-cama extra, enquanto outros possuem acesso direto à lagoa. Não faltam motivos para visitar este paraíso na terra, o pior será arranjar motivos para faltar ao trabalho! […]
[…] Assédio profissional: É o tipo de assédio explicado neste artigo e que levam muitas vezes a faltas ao trabalho. […]